Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PLANEJAMENTO

Planejar é indispensável para a organização e para o administrador. Há um conceito que expressa bem o significado do planejamento “a arte de fazer com que as coisas aconteçam”.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais freqüência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação.

Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

O planejamento pode evitar as complicações que agitam as organizações, que muitas vezes não alcançam resultados por que não sabem que direção tomar, é parecido com as ondas do mar, não têm direção própria elas vão para onde os ventos sopram; isto não é bom para o exercício da liderança organizacional.

O líder tem a seu favor as pessoas, membros da equipe que em geral se interessam pelo desenvolvimento da instituição, o líder visionário de posse dessas particularidades positivas, as utiliza para preparação de um plano para alcançar os resultados esperados.

O líder precisa dominar a metodologia de elaboração dos seus planos organizacionais. O Planejamento Estratégico é uma ótima ferramenta para ser aplicado no planejamento da organização.

Planejamento Estratégico é um conjunto de objetivos, estratégias e ações institucionais que estabelecem o propósito da direção estratégica que uma instituição deverá seguir para competir pelo futuro. Esse plano será desdobrado em um conjunto de programas e projetos de melhorias. É só começar! Qual será o seu “Norte”?

Enfim, o Planejamento Estratégico acontece quando a organização se permite vivenciar um processo de repensar sua existência. Quando realmente tem coragem de mudar a partir da identificação de um horizonte futuro. Ele acontece através da indagação e resposta de questões básicas: Onde estamos? Como estamos? Para onde iremos? Como iremos?

Pr. Ozéas Dias Gomes

Fonte:
Wikipedia.org
Texto Lidere com Compromisso

LEIA TAMBÉM SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
PARTE I
PARTE II
PARTE III

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"