Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O LÍDER DO FUTURO

O Líder Aprende a Liderar para o Amanhã.

O líder tem o compromisso de adotar valores centrados nos princípios em que ele é o exemplo para os seus liderados.

Assim o líder do futuro desempenhará tarefas tais como: descobrir possibilidades, vencer os desafios do alinhamento das personalidades e habilidades de cada liderado, delegar responsabilidades a partir da identificação da capacidade de cada liderado e permitir que eles sejam participantes.

Liderar amanhã significa estar convicto dos princípios aceitos por ele, mesmo que tenha que abrir mão de conceitos próprios, para viver de acordo com os princípios da organização que lidera. Além de ser integro, e estar preparado para vencer as tendências e paradigmas do passado.

O Líder precisa ser humilde e honrado, são características indispensáveis para aprender ser o líder do amanhã. Daí o líder do futuro precisa estar aberto para novos desafios que farão parte das suas ações em prol de uma liderança com dimensões que se integram entre si, ou seja o líder precisará aprender a ter uma visão global para o exercício de uma liderança com efetivos resultados.

Vejamos como vai trabalhar o líder do futuro: Precisará ser apto para identificar e solucionar as dificuldades organizacionais que sofrerão influências do mundo globalizado. Ser capaz de desenvolver confiança para dirigir a organização em direção ao futuro. Ser preparado para uma liderança com aptidões para alcançar a excelência, a harmonia e a renovação que segue crescendo.

O líder corajoso desenvolve força que influenciará a outros a aceitação dos novos tempos. Isto é, possibilitará a aplicação do líder e liderados diante dos novos papeis de liderança em dimensões globalizada.

O líder do futuro precisará considerar todos os processos, e todas as pessoas, que o rodeiam. Ele precisará da capacidade para conseguir ajudar e decidir quais os valores, interesses e habilidades individuais serão indispensáveis à tarefa de cada um na organização.

O líder que aprende a liderar para o futuro deve reunir condições para agir com autenticidade, para dirigir sua equipe esclarecendo as normas da organização, as tendências correntes, os novos procedimentos que certamente afetarão as expectativas pessoais. Traçar objetivos que possam potencializar o exercício de uma liderança voltada para visão futurista das organizações globalizadas. Ajudar com isso a alcançar os objetivos relacionados com pessoas e recursos para avançar em direção às novas tendências.

O líder do futuro deverá ter consciência da competitividade que será marca patenteada para o exercício de uma liderança contextualizada. Ele próprio precisará estar preparado para ser competitivo. Para tal o líder precisará estar aberto para constantes mudanças, isto significa ter a visão voltada para as novas tendências. Entende-se com isso que o líder que aprende a liderar para o amanhã, em primeiro lugar, tem que conseguir liderar-se a si próprio.

Então, o líder do futuro desde já precisa estar envolvido na busca de capacitação para ser capaz de realizar-se em meio da complexidade de relações, sistemas e processos, para que suas expectativas possam ser convertidas em algo realizável. Os olhares do líder tem que estar focados no futuro, nos acontecimentos que se esperam, pois só assim estará preparado para os novos desafios. E com isso estará reunindo condições para atender satisfatoriamente os seus liderados do futuro.

É indispensável que o líder que deseja marcar o futuro, esteja ligado e integrado com os objetivos presentes da organização, que servirão como motivadores para o encorajamento e impulsionar as ações da instituição em direção ao futuro, mesmo que isso, em muitos casos signifique quebra de paradigmas.

Então, ao transformar as expectativas em realidades, o líder do futuro precisa ter a consciência que seus liderados esperam muito dele, então é indispensável que esse líder seja verdadeiro HOMEM de ação do que de palavras. Assim formará em seus companheiros o espírito de equipe, que juntos assumem riscos e criam novos caminhos.

Ao lidar com as ações diferenciadas dos seus liderados, o líder aprenderá servir melhor a todas as pessoas que constituem a sua instituição. Por isso se faz importante à credibilidade, indispensável para criar aumento da confiança no líder e na organização.

O Líder não deve se considerar intocável. Deve focar-se em si e identificar suas forças e fragilidades, e ser claro ao colocar seus objetivos e orientações para os liderados. É indispensável ser responsável, porque sempre será responsabilizado. E será reconhecido por sua competência, pelas atitudes, ou seja, pela credibilidade pessoal.

Mas, o líder do futuro não pode quebrar o vinculo com o “líder do passado”. É certo que os princípios de uma liderança eficaz, permanecerão: a inteligência, os valores, as aptidões, o exercício da influência, a comunicação, a visão, a curiosidade. As formas de comunicação, são características que nunca serão abolidas, mas que indiscutivelmente o líder do futuro terá que ser capaz em contextualizá-las em relação aos novos procedimentos.

Quanto a característica da comunicação, o líder do futuro precisará estar apto às mudanças que se sucedem. Portanto, ele precisará perguntar sempre. Precisará aprender a ouvir, para posteriormente refletir e em seguida tomar decisões. Ouvir e refletir são indispensáveis diante inúmeros confrontamento de informações. Ele terá que fazer escolhas acertadas para atender os interesses da organização, e deter-se naquilo que é relevante, e assim definir as prioridades.

Entende-se, por final, que o líder aprende a liderar para o amanhã. É o que Richard J. Leider designa por auto-liderança: “os líderes devem examinar continuamente o seu interior para decidir o que querem, e o que valorizam e porque querem ser destemidos”. Para marcar o futuro da sua liderança.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"