Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O SABER PROMOVE CLAREZA

"O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria". (Provérbios 18:15).

Você sabe com que velocidade as informações chegam às pessoas? Hoje o mundo está “On-line” as informações chegam a tempo real. Os líderes cristãos precisam reunir os dados e os fatos, esforçar-se em investigar todas essas informações e aprofundar o seu entendimento. O líder deve empenhar-se para transformar as informações em conhecimento prático, para beneficio dos resultados que deseja alcançar na sua liderança, ou seja, aplicar o conhecimento à realidade da organização.

O líder interessado pela busca de conhecimento, permitirá que seus liderados tenham segurança quando constatam que seus líderes cristãos conhecem profundamente a sua organização; funciona perfeitamente na promoção de relacionamento sadio dos membros da Igreja ou instituições.

O saber promove clareza nas ações do líder. Todo líder precisa buscar conhecer os caminhos que vai seguir. Procure reunir todas as informações e conhecer todos os “porquês” e todos os “para quês” da missão que lhe for confiada. Quando um líder não conhece sua missão, o seu entendimento quanto à execução de suas atividades ainda é obscuro.

Saber como se relacionar com as organizações e instituições denominacionais. O líder cristão precisará ler a declaração de fé da sua denominação cristã e os princípios doutrinários a elas pertinentes para que com esta consciência possa liderar através de ações eticamente cabíveis. Em se tratando de Igreja ou uma instituição denominacional é necessário conhecer o que prescrevem: sua filosofia, seu estatuto, seu regimento e seu manual para que as ações do líder possam estar embasadas na legalidade.

Saber lidar com os desafios, é normal em uma liderança surgir os desafios, quando o líder cristão tem certeza da vontade de Deus e a ela se submete, quando a equipe fica junto de seu líder e todos unidos num mesmo propósito. “Cada um contribuindo com a sua parte” Ef. 4:16; já é garantia de sucesso.

Saber enfrentar os conflitos, é possível em qualquer empreendimento acontecer conflitos. Um líder capacitado terá sucesso, com base nos princípios cristãos, com humildade, com maturidade e dependência do Senhor; saberá vencer os conflitos.

Saber lidar com as pessoas. Como são as pessoas do grupo que você lidera ou do grupo que participa? Elas são baixas, altas? É claro que não estamos falando somente de estrutura física! Não há pessoas iguais em nenhum grupo, às pessoas que decidem seguir um líder são diferentes entre si: têm características individuais e distintas. A capacidade de conhecer cada membro do grupo é indispensável para a experiência do líder cristão. E dá direção ao líder para organizar as informações de maneira que atenda as expectativas de cada membro do grupo; contribui para a construção do conhecimento das pessoas que trabalham na equipe. Os líderes precisam saber que seus liderados são pessoas distintas entre si, são diferentes: no tamanho, na idade, nos gostos, na formação, nas habilidades.

Saber lidar com as informações. O líder cristão valoriza as informações para aplica-las ao conhecimento que o capacita para o trabalho em equipe. A execução exige do líder e de sua equipe habilidades que auxiliam nos resultados almejados pela liderança cristã.

A busca do saber faz parte da estrutura da capacitação dos líderes cristãos. Precisa reunir conhecimentos, primeiro vindos do Espírito Santo de Deus que o conduz à leitura, meditação das Escrituras Sagradas, segundo ter habilidade para o exercício das tarefas da liderança.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"