Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MOISÉS, NEEMIAS E JESUS

MOISÉS, NEEMIAS E JESUS EXEMPLO DE LÍDERES QUE MARCARAM
Vamos conhecer alguns exemplos grandes líderes: Moisés, Neemias e Jesus, narrados nas Escrituras Sagradas que deixaram suas marcas quanto ao caráter e valores para o exercício de uma liderança que agrada a Deus:

MOISÉS UM LÍDER PERSEVERANTE.

Ele cresceu no palácio de Faraó; durante sua infância talvez não tivesse idéia que mais tarde seria confrontado com seu “irmão Faraó”. Recebeu instruções que poderiam fazê-lo identificado com os egípcios, teve ao seu alcance as armas e todo aparato que Faraó usava para oprimir os escravos hebreus que habitavam no Egito. O jovem Moisés descobre a sua origem, “Sou um hebreu”. Teve oportunidade de defender um dos seus irmãos de raça das mãos de um soldado egípcio, matou o soldado e enterrou o seu corpo. Em outra ocasião quando dois hebreus brigavam foram repreendidos por Moisés, “porque sendo irmãos brigam entre em si?”, para sua decepção, ele percebeu que o assassinato do soldado egípcio tinha sido descoberto porque os hebreus zombaram dele dizendo “Vai nos matar como fez com o soldado egípcio?”. Moisés fugiu do Egito e foi para Terra de Median. Quarenta anos mais tarde tem um encontro com o Senhor que o chamou e deu ordem para voltar ao Egito e libertar o povo hebreu das mãos de Faraó, mesmo apresentando alguns argumentos na tentativa de resistir à chamada, Moisés não pode fugir à responsabilidade e foi para o Egito; libertar do povo de Israel do temido Faraó (Êxodo capítulos 2:11 a 4:31).

É nesse contexto que Moisés mostrou-se capacitado por Deus e revelou ser um líder perseverante, por diversas vezes o Líder dos hebreus foi à presença de Faraó para pedir em nome de Deus: “Deixa meu povo ir!”. Rogou em favor do seu povo, fazia advertências quanto à dureza do coração do Faraó, mas o Imperador dos egípcios continuava endurecido e negava a saída dos hebreus, e a cada negação, o Senhor enviava uma praga sobre as terras egípcias; foram dez o total das pragas enviadas. Até que veio a praga da morte dos primogênitos, morre o filho de Faraó, talvez decepcionado com o “seu deus”, isto porque ele pedia a este “seu deus” que ressuscitasse a seu filho, o que não aconteceu. Faraó manda chamar Moisés e concorda com a saída dos hebreus. (Êxodo capítulos 7 a 12)

Com o resultado da persistência e da obediência do líder Moisés os hebreus atravessaram o Mar Vermelho que foi aberto pelo Senhor e ficaram salvos das garras do exercito dos egípcios e estes tentaram passar pelo mar, mas foram tragados pelas águas e todos os comandantes e soldados egípcios foram derrotados. (Êxodo capítulos 13 e 14)

O líder Moisés sabia com clareza qual era a sua missão. Quando Moisés foi convocado e subiu no monte onde Deus falou com ele, foi transmitido ao líder dos hebreus o que o Senhor desejava: “Vai e tira o meu povo do Egito”. Moisés quando decidiu voltar à terra egípcia sabia exatamente qual era a sua missão! Aqui vemos a razão de o Senhor permitir que Moisés continuasse a existir, não deixou que estivesse entre os meninos que morreram por ordem do Faraó (Êxodo 1:22; 2:1-10).

O líder dos hebreus teve consciência do que Deus pretendia fazer em sua vida. No Egito todas as vezes que Moisés estava para agir o Senhor o dirigia, para que nenhuma atitude do líder comprometesse todo o propósito de Deus para o povo de Israel cativo ali. Moisés recebeu revelação do Senhor e foi sábio diante do coração endurecido de Faraó; quando anunciava cada praga que abatia os egípcios fazia com conhecimento vindo da parte de Deus. Moises revelou que a sua mente estava sob os cuidados de Deus, e que deveria levar o povo para longe do Egito, e que seria o instrumento de Deus para liderar o povo e conduzi-lo ao conhecimento das leis do Senhor.

O Líder Moisés foi convocado para fazer a vontade de Deus. Ao ser convocado argumentou com o Senhor quanto as suas habilidades para ir ao Egito e ser usado para libertar o povo: “Então disse Moisés a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” Êxodo 3:11. Mas foi convencido pelo Senhor que ele seria usado com suas habilidades, mesmo aparentemente deficientes, mas deveria mesmo era fazer a vontade de Deus. Quando o povo estava autorizado a sair do Egito, Moisés foi hábil em reunir os filhos de Israel para sair daquela terra de escravidão. Mirian e Arão, seus irmãos, no principio foram os seus ajudadores. Durante a caminhada Moisés orientou a Nação de Israel para obedecer às leis do Senhor; mais tarde terminou sua carreira, e por orientação de Deus escolheu e preparou a Josué para conduzir os filhos de Israel até a terra prometida. (Deuteronômio 31:1-8; 14-30).

O líder Moisés buscou realizar suas tarefas sempre com a aprovação de Deus. Executou com habilidade as tarefas referentes ao compromisso que recebeu para seu grupo de atuação. Moisés identificou pessoas capacitadas para execução do seu plano de Deus para o povo hebreu. Moisés chamou jovem Josué e capacitou-o para sucedê-lo e continuar o ministério frente à Nação de Israel.

NEEMIAS UM LÍDER IDENTIFICADO COM O SEU ALVO.

Ele estava na Babilônia servindo ao Rei Artaxerxes, quando tomou conhecimento do triste estado de Jerusalém, sentiu profunda tristeza e orou ao Senhor, decidiu no seu coração ir e ser usado para reconstrução da sua cidade. Neemias precisou que o Rei concordasse; o Senhor o honrou tendo o consentimento do Rei e ainda recebeu total ajuda para chegar seguro nas terras de Jerusalém. Porque foi fiel; recebeu da parte do Rei: credenciais para passar por terra de outros reinos, escolta de soldados, e grande soma de madeira para construção das portas da entrada de cidade dos muros que iria reconstruir. Quando chegou a Jerusalém, procurou conhecer o estado da destruição da cidade, caminhou por entre os escombros, ele só, montado em seu cavalo, caminhou durante uma noite, orou mais uma vez ao Senhor, reuniu a sua equipe, e a desafiou a reconstruir a cidade. Disse: “Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”. E os que estavam prontos a trabalhar foram distribuídos de acordo com as suas habilidades para as tarefas de reconstrução da cidade. A cidade é reconstruída, e o povo recuperou o ânimo. Esdras reúne todos os filhos de Israel e “Todo povo se juntou como um só homem” e ouviu a Lei do Senhor lida e ensinada diante do povo. Neemias reorganiza a cidade com os seus governadores, som os seus sacerdotes, com os seus levitas para o ministério do templo. Assim edificou o muro e a cidade de Jerusalém como também restabeleceu o culto e as ofertas do templo; e conduziu o povo à lembrança de que Deus deveria ser adorado por todos os filhos de Israel. (Neemias capítulos 1 e 2).

O líder Neemias soube enfrentar os desafios. Chegar a Jerusalém e perceber o quanto precisava realizar, foi um grande desafio para o líder Neemias. A cidade de Jerusalém com seus muros destruídos, as portas queimadas pelo fogo, o povo, os magistrados, os anciãos, todos desolados. Neemias precisou ser sábio diante do desafio de reconstruir Jerusalém. Orou, de novo, e o Senhor deu direção ao líder sobre tudo o que deveria fazer para encorajar o povo à tarefa de reconstruir a cidade e toda a sua auto-estima. Em meio à reconstrução da cidade aparecem os conflitos provocados por Sambalete e Tobias que enciumados tentaram por diversas vezes impedir o avanço das obras que o povo de Deus se empenhava, Neemias reuniu informações, conhecimentos práticos, e forças e não deixou que seus companheiros se esmorecessem, mas continuaram trabalhando até que todo o “muro se encerrou”, Esta vitória de Neemias se deveu ao fato da convicção de que o Senhor aprovava seu esforço junto com toda a Jerusalém, e porque conhecia cada um dos corajosos da sua equipe que não se curvaram diante das ameaças. (Neemias 1:2-3; 2:11-16).

O líder Neemias desejou encontrar seus parceiros. Para reconstrução de toda a Jerusalém; Neemias escolheu pessoas com habilidades para participar da reconstrução da cidade; Neemias o fez depois de orar ao Senhor; isso deu ânimo ao povo e atuava como “Um só homem”. (Neemias capítulo 3). Neemias procurou criar o espírito de equipe em todo o grupo que trabalhava na reconstrução do muro da cidade. “E assim trabalhávamos na obra” (Neemias 4:19-22). Deus colocou no coração do povo a capacidade para fazer: “Uma Grande obra” (Neemias 6:3). Pela oração todo o povo trabalhava com fidelidade e temor (Neemias 7:2); outros eram incluídos na obra da reconstrução da cidade (Neemias 7:5; 61-64; 66-69); cada pessoa que era convocada para o trabalho se apresentou para fazer a tarefa conforme a sua habilidade (Neemias 7:39; 43-45). Outro resultado da oração do líder Neemias foi que todo o povo contribuiu com suas ofertas (Neemias 7:69-72). Outro esforço que alcançou êxito foi quando conduzido por Esdras, o povo ouviu a leitura da Lei do Senhor. Pela oração aconteceu a reconciliação de toda uma nação com o Senhor, o restabelecimento dos ministérios para o culto, a edificação da Casa do Senhor, e a conscientização da entrega dos dízimos. Neemias promoveu um culto de dedicação de toda a obra ao Senhor. (Neemias capítulos 8 a 13)

JESUS UM LÍDER QUE EXERCEU INFLUÊNCIA NOS SEUS DISCIPULOS.

Ele após o seu batismo por João, no Rio Jordão, foi levado para o deserto ficou ali por quarenta dias, e onde também foi tentado por Satanás, mas permaneceu firme no seu propósito de obediência e de oração ao Pai. Ao sair dali reuniu seus seguidores e designou doze homens para seus discípulos (Mateus 10:1-4; Marcos 3:13-19; Lucas 6:12-16). Jesus durante três anos esteve com estes homens e exerceu sobre eles efetiva influência. É claro que cada um dos discípulos era especial em si mesmo com características particulares, mas receberam orientações que influenciaram suas atitudes, seus pensamentos, seus sentimentos. Mas tarde na história do ministério apostólico vemos como os Apóstolos, principalmente: Pedro, João, e mais adiante o Apóstolo Paulo, agiram sob a influência do exemplo de Jesus: sua personalidade íntegra e suas atitudes coerentes. (Atos 4:13; I Corintios 11:1).

O líder Jesus conhecia bem os seus liderados. Conhecia as suas características. Ele estava comprometido com os seus discípulos e exerceu sua liderança influenciando-os. Foi assim Jesus sabia os doze discípulos não eram iguais. Os nomes citados por Lucas 6:12-15: “Simão, também chamado Pedro, e André seu Irmão; Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o zelador; E Judas filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor”.

O Líder Jesus conhecia todos os seus liderados. Tantas pessoas ao redor de Jesus que requereu conhecimento da personalidade de cada liderado. Ele tratava a cada um individualmente. Interessante que André aparece nos registros bíblicos quando conduziu seu Irmão Simão a Jesus; Simão também chamado Pedro, muito conhecido pelo seu temperamento um tanto tempestivo, mas é quem teve mais proeminência na história do período do ministério de Jesus e no inicio da Igreja primitiva registrada nos primeiros onze capítulos do Livro de Atos dos Apóstolos e escreveu as duas Cartas Gerais que tem o seu nome; João é chamado de o Apóstolo do Amor, ele escreveu o Evangelho de João, as Três Cartas Gerais que também tem o seu nome, e o Apocalipse; Tomé tem o registro histórico do homem que duvidou da ressurreição de Jesus; que virou um dizer popular em nossos dias “Sou como Tomé, tenho que vê para crê”. Judas Iscariotes, o Evangelho de Lucas registra: “foi o traidor” Lucas 6:16 c. Com certeza os outros, embora não aparecem os seus nomes ao longo história também se observava as suas características individuais. O Líder Jesus conhecia profundamente cada um dos seus liderados, e cada discípulo se identificava com as tarefas que certamente eram divididas entre eles, Judas Iscariotes, por exemplo, era o tesoureiro do Colégio Apostólico!

O líder Jesus deu exemplo para os seus liderados. Mesmo com a diversidade de temperamento dos membros da sua equipe o Líder Jesus promoveu a unidade de sentimento, de propósitos e de ação dos seus discípulos. Jesus adotou praticas na sua vida pessoal e aplicou-as na sua liderança:

Intensificou a intimidade com o seu Pai. Orava constantemente até que chegou a hora de tomar a decisão de convocar para o colégio apostólico, os seus discípulos (Lucas 6:12-13).

Usou a Palavra das Escrituras Sagradas para transmitir o ensinamento do Senhor. Quando estava em Nazaré ensinava na sinagoga abrindo as Escrituras achou onde estava escrito “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração” (Lucas 4:18). Esta declaração resultou que os membros da sinagoga rejeitaram a Jesus.

Amou a Deus sobre todas as coisas. O líder Jesus demonstrou seu imenso amor a Deus e procurou fazer a vontade do Senhor, e amou profundamente as pessoas ao seu redor. Ele ordenou que seus discípulos praticassem o amor: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (João 13:34-35).

Consultou ao Pai sobre a sua vontade. Um dos momentos mais marcantes da oração de Jesus foi quando estava no Getsêmani antes da traição, falando com Pai sobre o sofrimento que sentia, mas se submeteu à vontade do Pai (Mateus 26:36-39).

O líder Jesus fazia suas tarefas, acompanhado dos membros da sua equipe. Ele sabia que a vida em comunidade aumentava as oportunidades de relacionamento sadio. Jesus estava mais vezes com três deles: Pedro, Tiago e João. Foi no Monte da Transfiguração que Jesus revelou sua natureza para estes três amigos (Mateus 17:1-9). Os exemplos de Jesus permitiram-lhe fazer uma liderança efetiva junto a sua equipe, que resultou no alcance dos seus propósitos.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"