LÍDER DO TERCEIRO MILÊNIO É UM MULTIPLICADOR
Site Geremias Bento Net
http://geremiasbento.net/articles.php?article_id=5
Uma das grandes carências no século 21 é a presença de líderes com capacidade de se multiplicarem. Fico analisando alguns líderes hoje e percebo que estão administrando seu projeto dentro de uma visão que ficou para trás a pelo menos cinco décadas. Não necessitamos ir longe paro localizá-los, estão do outro lado rua.
Este tema tem como objetivo colocar diante dos irmãos e amigos a visão de que o líder do terceiro milênio tem que se atualizar e também estabelecer desafio para si próprio quanto sua capacidade de se multiplicar. Quem não se multiplicar, isto é multiplicar os seus liderados, discípulos, seguidores e sucessores vai ficar para trás e certamente o rolo compressor passará sobre si.
Jesus trabalhou diretamente com doze e indiretamente com 120. É interessante que trabalhou diretamente com 10% dos seus seguidores mais próximos. De 120 que estavam próximos a ele, 12 andavam diariamente com ele. Dos 12 havia três que não apenas estavam diariamente com ele, mas eram separados para a oração e comunhão mais íntima, mas entre os três havia ainda um que era identificado como o discípulo amado. João era quem estava mais perto de Jesus. Fazer discípulo é se dar a conhecer em todos os detalhes. Quando analisamos no sentido inverso, vemos 1 que vira três e que por sua vez 120 e aos milhares.
Estamos trabalhando com os irmãos, a necessidade de nos multiplicarmos. Se não fizermos seguidores e multiplicadores estamos jogando semente em terreno árido que não germinará. Estamos estabelecendo projetos estéreis.
Preliminarmente, vamos conceituar o que é um líder: “É alguém que exerce influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanentes benefícios que atendam as necessidades do grupo.” Dr. John Haggai.
Somos a geração das grandes redes, das grandes pirâmides no mundo dos negócios, da informática, das viagens estelares, dos avanços tecnológicos, da globalização e tantas outras novidades que poderíamos alistar. Mesmo com o desenvolvimento e facilidades de nosso tempo, ainda temos muita deficiência de lideranças. Hoje tudo é global, jovem global, família global, liderança global. No entanto nunca vimos as coisas tão fora de sintonia como em nossa geração.
No meio dessa confusão toda Deus, continua procurando um líder de verdade, comprometido com Ele e que saiba e queira multiplicar-se.
Parte 1 – O LÍDER NECESSITA TER METAS DEFINIDAS
Fil.: 3: 23,14
O líder do Terceiro Milênio deve manter-se em direção a sua visão definida. Há muitos líderes estressados porque estão fazendo o que os outros deveriam fazer e, não estão fazendo o que deveriam fazer.
Depois de definir o que fazer e o que é necessário, é bom começar a agir antes que intenção vire reação. Isto é, agir sobre pressão na execução de algo que deveria ser resultado de nossa ação.
Parte de nossos problemas está no gastarmos muito tempo com coisas pequenas sem um sonho e uma visão.
Na compreensão de George Barna as coisas que matam um sonho ou uma visão são:
Complacência – Extingue a paixão
Fadiga – Vivemos uma geração de gente cansada
Medo – Mudar significa romper com a zona de conforto
Para muitos, é mais fácil ir com a correnteza. Mas os sonhadores, não vêem o que é, mas o que pode ser.
Sonhar é arriscar a segurança, conforto e bem-estar. É correr o risco de falhar, errar. Tomas Edson, errou 700 vezes até conseguir sucesso na descoberta da lâmpada incandescente. Ao perguntarem se ele não se sentia frustado, respondeu: Já sei 700 maneiras que não dão certo. No experimento de número 701 conseguiu o que desejava.
Os sonhos que Deus coloca em nós, são sempre maiores que nós.
Ouvi um pregador falar certa vez “que não podemos duvidar no escuro do que vimos na luz.” Quando perdemos os sonhos, começamos a nos preocupar com necessidades. Quando fazemos as coisas do jeito de Deus, não nos falta nada.
Parte 2 – COMO SER UM LÍDER QUE TEM SENTIDO DE DIREÇÃO
Qual é o maior desafio de um líder hoje? Não é difícil responder essa pergunta. Não são as finanças, os negócios, gerência, administração e sim o próprio EU.
Leiamos a mensagem do Apóstolo Paulo ao seu discípulo Timóteo:
“Não te faças negligente para com o Dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” I Timóteo 4: 14-16
O que dá autoridade ao líder? Visão preparo, dependência de Deus, altruísmo e a sabedoria para se multiplicar. Quando você sabe com certeza para onde vai, certamente terão outros que queiram ir com você.
Quantas coisas aterrizam em nossa agenda diariamente e que nos deixam em situação vexatória, porque não sabemos fazer a escolha certa do compromisso que assumiremos. O líder sabe agendar com sabedoria para dizer não as boas coisas e sim as excelentes oportunidades.
O líder que sabe para onde vai, coloca diante de seus olhos metas que o levem em direção a alvos físicos, familiares, financeiros, carreira, estratégias de trabalho, educação e desenvolvimento pessoal.
Quero abordar aqui algo que mexe com a integridade do líder:
Três perigos que ameaçam o líder de verdade. Sexo, dinheiro e preguiça. Qualquer dificuldade em uma dessas áreas, trás prejuízos praticamente irreparáveis para o líder bem como para a organização e grupo que lidera.
Pense nas conseqüências na quebra de sua integridade cristã:
Estarei entristecendo o meu Senhor.
Causarei dor e vergonha a minha família.
Estarei destruindo meu exemplo e credibilidade, anulando todo o investimento feito com os meus liderados.
Carregarei um peso na consciência que poderia ter evitado. As agonias do coração são muito maiores do que qualquer prazer ou beneficio momentâneos.
Colocarei em descredito todos os esforços dos meus liderados.
Darei grande satisfação a Satanás, meu inimigo e inimigo de Deus.
Parte 3 – O LÍDER SÁBIO MULTIPLICA-SE GARANTINDO O AMANHÃ DO SEU ESFORÇO.
Todo bom líder deseja Ter um Jetro por perto para ajudá-lo na orientação de como administrar. Êxodo 18:13-27
Por vezes somos prisioneiros de nossa própria administração. Moisés não tinha tempo nem para ele, quanto mais para sua esposa e filhos. Creio que a sogra dele recomendou ao seu sogro que ajudasse Moisés, seu genro a fazer a coisa certa. Ele estava prejudicando o povo, a família e a ele mesmo.
Prender-se a ninharias é sinal de miopia e mesquinhez espiritual. O maior investimento de um líder é aplicar sua vida em algo que sobreviva. Que seja perene.
“Se sua visão é para um ano, plante trigo; Se sua visão é para uma década, plante árvores; Se sua visão é para toda a vida, plante pessoas.” Provérbio Chinês
O líder de verdade tem:
Visão de futuro e, está sempre preocupado com a multiplicação de seus esforços.
Não tem medo de sombra. Não tem medo de perder o seu lugar e espera que o seu liderado seja melhor do que ele. É para isso que trabalha.
Investe em seus liderados e assim descobre os valores essenciais em cada um de sua equipe.
Descobre aqueles que vale dedicar mais tempo ensinando e informando. Pessoas mal informadas não podem agir com responsabilidade. Pessoas bem informadas são capazes de assumirem responsabilidades competentes a um líder.
Ele ensina pelo exemplo e, vai colocando o seu discípulo na frente de tal forma que dia a dia vá se levantando como seu verdadeiro imitador.
Ele não se sobrecarrega acumulando atividades que pertencem a outros.
O líder sábio é como um pai que ensina seu filho a andar de bicicleta, segura enquanto é necessário, mas vai soltando na medida em que o menino vai se equilibrando. Para ele o verdadeiro sucesso está em ir diminuindo o controle, do que aumenta-lo.
Ele sabe distribuir as tarefas e como obter o resultado delas.
Ele conhece cada um de seus liderados e os ajuda em suas limitações. Com isso pode escolher a pessoa certa para a tarefa a ser cumprida.
Ele mostra-se sensível as necessidades de seus liderados.
A liderança sábia valoriza a equipe e permite que haja uma ambiente de paz e segurança. O líder defende os seus discípulos.
Ele gasta tempo com seus liderados. Jesus investiu três anos para preparar 12 homens que continuassem sua obra exatamente como Ele realizou. O irmão André, líder fundador de Portas Abertas disse: “Empregamos tão somente cerca de 1% de energia para fazermos um convertido e, 99% para transformá-lo em um discípulo multiplicador.”
O pastor Elmiro Oliveira, missionário da SEPAL sempre repete algo que julgo muito importante para que os irmãos conheçam: “Discipular é fazer imitadores! Sem sucessor, não há sucesso! Um discípulo não nasce pronto, precisa ser feito!”
CONCLUSÃO
Cremos que podemos estabelecer uma visão diferente do que necessitamos fazer, bem como das potencialidades que estão diante de nós. Necessitamos colocar com clareza em nosso coração que de nós se espera que nos multipliquemos, e invistamos no preparo e valorização de nossos discípulos entendendo que eles devem ser melhores do que nós. Isso garante o aperfeiçoamento do que como líderes estamos fazendo.
Desejamos que todos entendam que o melhor é, e deve ser exigido em tudo o que realizamos em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ouvi certa vez: “que o melhor que fizemos hoje para Deus, será o mínimo exigido para iniciarmos nossas atividades amanhã.”
Entendemos que há algo a ser feito e isso demanda certa urgência, mas também exige de nós que ofereçamos o melhor.
SER LIDER É REFLETIR A PESSOA DO NOSSO LÍDER MAIOR, JESUS CRISTO COM TODO O SEU EXPLENDOR.
Geremias Bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"