Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

QUALIDADES E ATRIBUTOS DO LÍDER

Um líder motivado demonstra sua capacidade de liderar através de suas qualidades e atributos indispensáveis ao exercício de uma liderança com resultados. O Líder Cristão precisa ser reconhecido por suas qualidades e aplicação dos atributos de uma boa liderança de equipe.

Veja no quadro abaixo as principais qualidades de um líder, são elas que expressam as características do SER Líder:

Qualidades do Líder
Como se apresentam essas qualidades:
Ambição
É o esforço do líder em busca do desenvolvimento. Na liderança cristã o desejo dos lideres de uma equipe é ser usado para fazer a vontade do Senhor Jesus.
Competência
É a reunião das habilidades do próprio líder, é a busca constante de capacitação para melhor atender as necessidades das pessoas do grupo.
Visão
É ter a capacidade de vislumbrar os objetivos da equipe de trabalho. A visão do líder proporciona aos membros do grupo a atingir suas metas e promover o amadurecimento.
Iniciativa
É ter ousadia de assumir responsabilidades, é ter capacidade de ação. Iniciativa na busca de oportunidades para o seu grupo de liderados. É perceber alternativas para tomar decisões.
Tenacidade
É ação pro ativa, o líder é capaz de perceber situações que possam impedir e execução dos planejamentos, e ser capaz de contornar os obstáculos.
Serenidade
É ter autocontrole. O líder demonstra firmeza em determinadas situações, o líder deve manter sua tranqüilidade, autocontrole e segurança mesmo que dificuldades venham surgir.
Confiança
É indispensável que os líderes desenvolvam a confiança nos seus liderados. O líder precisa acreditar na capacidade da sua equipe.
Simpatia
É a capacidade do líder de compreender as pessoas e o grupo que lidera.
Entusiasmo
É quando um líder vibra com os resultados alcançados pelo seu grupo. É atitude sempre positiva do líder, e contagiar pessoas para prosseguir esperançosa para a tarefa a que se propõe.
Autenticidade
É quando o líder usa de transparência nas suas ações. O líder cristão principalmente deve zelar pelo bom testemunho dos bons princípios; é ser autentico e coerente.

Ser Líder comprometido com os atributos que são indispensáveis ao líder, principalmente na liderança cristã:

Atributos do líder
Como se apresentam esses atributos:
Ter Empatia
É o líder que procura compreender a natureza das pessoas, e enfatiza suas qualidades dentro do grupo, e as converge para as oportunidades de realização na equipe.
Ter Bom Senso
É o líder que percebe que a idéia levantada pelas pessoas da equipe, mesmo que seja a minoria, atende a expectativa de toda a organização.
Ser exemplo
O líder dá o melhor de si, enquanto na liderança cristã dedica, suas habilidades e capacidades à causa, e se ocupa em conduzir pessoas à realização de seus objetivos, sendo ele próprio o exemplo.
Ser respeitador
O líder tem cuidado no trato do liderados, entende que são seres humanos e se relaciona com eles como tal. Uma das habilidades do líder é exercer influência, e isto acontece quando as limitações das pessoas da equipe são respeitadas.

Ser Humilde
É o líder que sabe reconhecer suas limitações e usa suas habilidades com simplicidade para ser útil às pessoas da sua equipe e crescimento da sua organização. Quando erra reconhece seu erro, é sincero diante dos seus liderados, recebe críticas e entende que deve usá-la como oportunidade de melhorar sua liderança.
Ser Motivado
É o líder que mobiliza as pessoas da sua equipe e tem êxito com o envolvimento delas na execução dos objetivos e metas do seu planejamento geral. Significa que acredita no potencial dos membros de sua equipe e está sempre empenhado a dar continuidade com novos planos para sua organização.
Ser aprimorado
É o líder que vai ao encontro de melhorias das condições de ação da sua equipe; considera principalmente a capacidade das pessoas que fazem parte da sua equipe. Ele toma iniciativas para que os objetivos e metas sejam executados; ele vai a busca de novos conhecimentos para aprimoramento da sua liderança; ele sabe dar autonomia às pessoas, mas matem o controle das situações.

Ser organizado
É o líder que está seguro de como tudo pode acontecer na execução do seu planejamento, isto porque tem a garantia de que o planejamento foi elaborado com êxito em todas as suas etapas.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"