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sábado, 18 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO I

1. A organização precisa decidir sobre seu empreendimento.

A organização precisa decidir rápido sobre o destino de seu empreendimento para tornar-se distinta, evitando a extinção. Muitas instituições estão acomodadas com o sucesso do passado, talvez por se considerarem grandes e inafundáveis. Antes os grandes engoliam os pequenos. Agora os “rápidos chegam antes dos lentos”. A organização precisa decidir rápido sobre o destino de seu empreendimento para tornar-se distinta, evitando a extinção. Velocidade é uma característica de pioneirismo e empreendedorismo. Independente do tamanho e estilo da organização.

2. A organização precisa aprender lidar com a sua estrutura de concorrência.

Sua relação com a concorrência precisa ser estudada para tornar-se diferente e manter-se à frente. Por meio da busca dessas novas coisas e/ou situações, o dirigente da organização poderá instrumentalizar-se para melhor desenvolver, implementar e usufruir dos resultados de um adequado planejamento estratégico na sua organização. Não esquecendo que a capacidade de explorar atalhos dependerá da capacidade de enxergar a floresta como um todo. Ou seja, desenvolver a visão de conjunto para ser capaz de identificar os atalhos e detalhes que precisam ser melhorados. Já que estamos sempre visando metáforas no mundo animal, nossos líderes precisam desenvolver visão sistêmica como a coruja.

Este tema aqui, trará fundamentos, finalidades, dicas e reflexões sobre os esforços para a instituição, identificar seu FOCO e POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO. Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir no sentido da transformação, são grandes as etapas desse movimento constante e determinado.

3. Posicionamento estratégico.

“A arte da guerra para lideres/gestores”.

3.1. Gestão Estratégica na organização: Mito ou Realidade? Quais são as estratégias para melhoria da sua organização para os próximos cinco anos?  Precisamos identificar o alvo certo, o cenário futuro ideal para nossas organizações, treinar nossa pontaria e acertar “na mosca”. Ou seja, competir pelo futuro é uma questão de visão e planejamento. Uma questão de treino e persistência. Pesquisas científicas e empíricas apontam que planejamento, execução, avaliação e aprimoramento contínuo são critérios considerados “essenciais” à sobrevivência de uma instituição. O planejamento é essencial para as instituições que querem adotar o DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO.

Os líderes precisam conhecer as suas “lacunas”, ou seja, as suas defasagens. As defasagens servem como uma consciência norteadora indicando manobras estratégicas, ações competitivas e mudanças organizacionais que ajudarão a reorientar o rumo para o futuro. Por essa razão nos deparamos com a necessidade de aprender sobre a ARTE DA GUERRA para os líderes/gestores. A formulação de uma estratégia de sucesso depende da capacidade de olhar o futuro, verificar as oportunidades e ameaças no ambiente externo e imediatamente verificar as forças e fraquezas dentro de seus processos internos.  Muitas instituições ainda não compreenderam a importância do Plano Estratégico e o hábito de olhar para o futuro e buscar atitudes pró-ativas. Com pesar, percebo que muitas dessas organizações estão sempre reagindo a pressões, ou seja, acomodadas e reativas. Decisões estratégicas são de natureza complexa, pois exige um alto nível de incerteza.  Demandam uma abordagem integrada dos acontecimentos, exigindo do líder/gestor, um exercício de concentração e muita atenção aos acontecimentos do mundo. Será que compreendemos o mundo que nos cerca? Somos Transdisciplinares? Creio que estamos precisamos atravessar limites de áreas funcionais para lidar com o pensamento estratégico. Identificar cenários, analisar ambientes internos e externos, planejar colhendo fatos e dados do presente, passado para projetar o futuro da instituição. Discutir sobre que metodologia quer utilizar para a construção de seu Posicionamento ou Planejamento Estratégico. É preciso começar.

3.2. Quais são as vantagens para realização de um planejamento estratégico? Ajuda a instituições a preparar-se para a mudança de modelo de administração à luz das mudanças do mundo. A organização cria uma identidade com diferenciais. Analisa as forças e fraquezas internas diante das oportunidades e ameaças externas. Permite identificar oportunidades e ameaças. Potencializa os pontos fortes e as oportunidades, e neutraliza os pontos fracos e as ameaças. Torna mais fácil visualizar os problemas interno-externos e as prioridades de solução. Identifica a necessidade de canalizar recursos para as áreas de maiores resultados. Enxerga seu “Norte” e mobiliza as pessoas na direção correta.

Estamos vivendo num mundo globalizado, onde as mudanças são constantes e nos desafiam a organizar melhor o nosso dia a dia, com esforços em coisas essenciais. A transição de um para o outro é uma enorme oportunidade para que líderes de diversos setores “parem e pensem o amanhã”. Buscar um processo de Gestão Participativa e planejar estrategicamente as ações de melhoria para o futuro da organização.

4. O que é planejamento estratégico?

Você sabia que a palavra estratégia vem do grego “strategos”, que quer dizer chefe do exército”, e que este conjunto de decisões administrativas tem uma enorme relação com os planejamentos das guerras, realizados pelo chefe do exército com a ajuda de seus generais!

Planejamento Estratégico é um conjunto de objetivos, estratégias e ações institucionais que estabelecem o propósito da direção estratégica que uma organização deverá seguir para competir pelo futuro. Esse plano será desdobrado em um conjunto de programas e projetos de melhorias.
É só começar! Qual será o seu “Norte”?

Com efeito, o sucesso de um planejamento estratégico dependerá de alguns condicionantes. Tais fatores são essenciais para a Jornada da Gestão Total para uma Organização Total.

4.1. Condicionantes para o sucesso do Planejamento Estratégico - Designar uma equipe para pensar na revitalização e posicionamento estratégico da organização. Normalmente composta da alta liderança e seu corpo de líderes. Um Planejamento Estratégico precisa ser feito pela instituição e não para ela. Desenvolver um processo de coleta de dados internos e externos para a elaboração do Diagnóstico Institucional. Análise de cenário estudando o futuro, analisando o ambiente competitivo – o entorno da organização e avaliando por fim suas forças e fraquezas internas. Estabelecer as Diretrizes de Ordem Superior: Visão de Futuro, Missão, Fatores Críticos de Sucesso, Crenças e Valores e Objetivos Organizacionais. Criar um conjunto de estratégias futuras que estabeleça os objetivos no campo de atuação da organização. Determinar condições para a sobrevivência da Organização. Definir o nível de resultados que almeja alcançar. Desdobrar as estratégias em metas e ações através de Projetos Prioritários. Ter Constância de Propósito na implementação de tudo que for planejado.

Com efeito, nenhum posicionamento estratégico será válido sem a sua real implementação. Para tanto, o maior condicionante estará ligado ao sistema de liderança que a organização vai assegurar. Só existe mudança onde estiver presente um “agente de plantão”. Existem muitos inimigos para esta guerra. E o principal deles está dentro de cada um de nós é a ACOMODAÇÃO.

A Liderança é primordial nessa tarefa. Talvez porque todos os processos que tendem a descontinuar na maioria das instituições demonstraram uma total falta de liderança. “As palavras movem e os exemplos arrastam”.

Os planos dão certos quando surge uma liderança comprometida. Muitas ocasiões na experiência institucional coisas “empacarem” por falta de liderança. O líder ensina através do seu exemplo. Não é por acaso que liderança é o primeiro critério de excelência para o sucesso de uma organização. Precisamos de líderes estrategistas e visionários. Estes deverão desenvolver o espírito da Constância de Propósito para transformar mitos em realidade.

4.2. Esforços Planejados e Sistematizados para transformar o que está no papel em ações: Estudos nos apontam que pensar estrategicamente é estabelecer um raciocínio sistêmico. Que exige esforços planejados e sistematizados ao avaliar uma instituição sobre a sua EXCELÊNCIA, qualquer seja a organização. Identificaremos vários olhares, várias formas de buscar melhorias estratégicas. A saber: A organização precisa estabelecer um padrão de liderança que institua a gestão democrática.  Os planejamentos devem ser cooperativos e as decisões compartilhadas. A alta direção precisa ser o carro-chefe da mudança. O Planejamento Estratégico deve ser desdobrado até às áreas de atuação. Os Processos Institucionais devem ser gerenciados através de planejamentos, execuções, mecanismos de controle e ações de melhorias e reconhecimento. Esforços de captação e retenção de clientes devem ser identificados, planejados e implementados. Captar e reter clientes encantados com o atendimento e com o projeto institucional, visando criação de valor num atendimento diferenciado. Assegurar a otimização dos processos internos, eliminando desperdícios e melhorando a produtividade. Assegurando que haja um fluxo de trabalho flexível e padronizado ao mesmo tempo. Garantir ações estratégicas, planejadas para a Gestão do Desenvolvimento das Pessoas, gerando inovações e aprendizagens de nossos métodos de trabalho. Determinar uma nova infra-estrutura da instituição visando uma melhor comunicação e relacionamento entre os processos administrativos organizacionais. As informações e comunicações na organização devem fazer parte de uma “base de indicadores” que possa auxiliar a tomada de decisão estratégica. Como são tratadas as informações no ambiente organizacional? Os resultados de satisfação dos clientes, financeiro, custos e investimentos nas realizações e inovações deverão ser acessados e contabilizados.

Enfim, a arte da guerra não é para qualquer um. Tudo é complexo, incerto, dinâmico e muito trabalhoso. Dependerá de nossa competência em saber como começar. Já apresentamos uma lista enorme, que deve fazer parte da agenda de um estrategista. Continuaremos agora apresentando outro assunto com a finalidade de apresentar os
“comos de tantos “os quês” apresentados.

Planejamento Estratégico II (clique aqui) 
PE III

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Pr. Ozéas Dias Gomes
Prfa. Débora Dias Gomes

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