Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O LÍDER CRISTÃO COMPETENTE

O líder cristão competente está comprometido com o Senhor Deus e a Ele se submete através do Espírito Santo que lhe mostra de que forma sua liderança reflete ou deixa de refletir os conceitos que vai utilizar no exercício da sua liderança. É ter vida exemplar irrepreensível diante dos seus liderados. É ter um jeito próprio de liderar, é transmitir calor humano, confiança, que será sempre o ideal. Seja numa liderança formal, como nas organizações, ou na liderança intima com um ser próximo e querido, o caráter do líder tem um papel preponderante que é de fortalecer o compromisso, enriquecer os relacionamentos, e os valores cristãos e morais. É o caráter do líder que vai gerar fidelidade para reger a sua organização.

Exemplo de Liderança genuinamente cristã. A Bíblia tem padrões de líderes e normas para liderança. Muitos exemplos temos ao lermos a Bíblia com os olhos de quem busca os líderes, suas características, trabalhos e habilidades para uma liderança cristã. Entre os muitos exemplos estão: No Livro do Êxodo (VT), encontramos a revelação sobre Moisés, que liderou o povo de Israel na saída do Egito, durante a caminhada pelo deserto até passar a liderança para Josué, e este comandou o povo de Deus até a chegada à terra prometida. Também temos o exemplo do Rei Ezequias que liderou inteligentemente o povo de Judá, tomou conselhos, cobrou ânimo do povo e estabeleceu oficiais para dividir com ele o trabalho (2º Crônicas 32). Há outro exemplo o do Rei Davi, submisso a Deus, buscava a direção divina para a sua liderança e condução do seu povo. (2º Samuel 6:12-15). Encontramos a experiência de Neemias que liderou a reconstrução da cidade de Jerusalém exercendo sua influência sobre um povo ao ponto de encorajá-lo para trabalhar e reconstruir a sua cidade natal (Livro de Neemias – VT). E o maior de todos os exemplos é Jesus. Vejamos:

Jesus um Líder que exerceu influência nos seus discípulos. Jesus após o seu batismo por João, no Rio Jordão, foi levado para o deserto ficou ali por quarenta dias, e onde também foi tentado por Satanás, mas permaneceu firme no seu propósito de obediência e de oração ao Pai. Ao sair dali reuniu seus seguidores e designou doze homens para seus discípulos (Mateus 10:1-4; Marcos 3:13-19; Lucas 6:12-16). Jesus durante três anos esteve com estes homens e exerceu sobre eles efetiva influência. É claro que cada um dos discípulos era especial em si mesmo com características particulares, mas receberam orientações que influenciaram suas atitudes, seus pensamentos, seus sentimentos. Mas tarde na história do ministério apostólico vemos como os Apóstolos, principalmente: Pedro, João, e mais adiante o Apóstolo Paulo, agiram sob a influência do exemplo de Jesus: sua personalidade íntegra e suas atitudes coerentes. (Atos 4:13; I Corintios 11:1). O estilo de liderança de Jesus é “O Líder Servidor” - “Mas o Filho do homem... veio para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10:45).

O líder Jesus conhecia bem os seus liderados. Conhecia as suas características. Ele estava comprometido com os seus discípulos e exerceu sua liderança influenciando-os. Foi assim, Jesus sabia que os doze discípulos não eram iguais. Os nomes citados por Lucas 6:12-15: “Simão, também chamado Pedro, e André seu Irmão; Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o zelador; E Judas filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor”. Jesus conhecia todos eles? Tantas pessoas ao redor de Jesus que requereu conhecimento da personalidade de cada liderado. Ele tratava a cada um individualmente. Interessante que André aparece nos registros bíblicos quando conduziu seu Irmão Simão a Jesus; Simão também chamado Pedro, muito conhecido pelo seu temperamento um tanto tempestivo, mas é quem teve mais proeminência na história do período do ministério de Jesus e no inicio da Igreja primitiva registrada nos primeiros onze capítulos do Livro de Atos dos Apóstolos e escreveu as duas Cartas Gerais que tem o seu nome; João é chamado de o Apóstolo do Amor, ele escreveu o Evangelho de João, as Três Cartas Gerais que também tem o seu nome, e o Apocalipse; Tomé tem o registro histórico do homem que duvidou da ressurreição de Jesus; que virou um dizer popular em nossos dias “Sou como Tomé, tenho que vê para crê”. Judas Iscariotes, o Evangelho de Lucas registra: “foi o traidor” Lucas 6:16 c. Com certeza os outros, embora não aparecem os seus nomes ao longo história também, Jesus os observava e identificou as características individuais desses discípulos.

O Líder Jesus conhecia profundamente cada um dos seus liderados, e cada discípulo se identificava com as tarefas que certamente eram divididas entre eles, Judas Iscariotes, por exemplo, era o tesoureiro do Colégio Apostólico.

O líder Jesus fazia suas tarefas, acompanhado dos membros da sua equipe, ele sabia que a vida em comunidade aumentava as oportunidades de relacionamento sadio. Jesus estava mais vezes com três deles: Pedro, Tiago e João. Foi no Monte da Transfiguração que Jesus revelou sua natureza para estes três amigos (Mateus 17:1-9). Os exemplos de Jesus permitiram-lhe fazer uma liderança efetiva junto a sua equipe, que resultou no alcance dos seus propósitos.

O líder Jesus deu exemplo para os seus liderados. Mesmo com a diversidade de temperamento dos membros da sua equipe o Líder Jesus promoveu a unidade de sentimento, de propósitos e de ação dos seus discípulos. Jesus adotou praticas na sua vida pessoal e aplicou-as na sua liderança:

Intensificou a intimidade com o seu Pai. Orava constantemente até que chegou a hora de tomar a decisão de convocar para o colégio apostólico, os seus discípulos (Lucas 6:12-13).

Usou a Palavra das Escrituras Sagradas para transmitir o ensinamento do Senhor. Quando estava em Nazaré ensinava na sinagoga abrindo as Escrituras achou onde estava escrito “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração” (Lucas 4:18). Esta declaração resultou que os membros da sinagoga rejeitaram a Jesus.

Amou a Deus sobre todas as coisas. O líder Jesus demonstrou seu imenso amor a Deus e procurou fazer a vontade do Senhor, e amou profundamente as pessoas ao seu redor. Ele ordenou que seus discípulos praticassem o amor: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (João 13:34-35).

Consultou ao Pai sobre a sua vontade. Um dos momentos mais marcantes da oração de Jesus foi quando estava no Getsêmani antes da traição, falando com Pai sobre o sofrimento que sentia, mas se submeteu à vontade do Pai (Mateus 26:36-39).

É encantador a habilidade e competência do grande Líder Jesus, reuniu seus liderados em torno dos objetivos, foi mestre no ensino, foi habilidoso no treinamento dos seus discípulos e estratégico na delegação de tarefas para que executassem os objetivos e metas do seu ministério.

Fazer liderança cristã: Liderança cristã significa influenciar pessoas, e envolve-las em um planejamento que privilegie sua participação de acordo com as suas individualidades, seus talentos e dons recebidos do Espírito Santo conforme Romanos 12; 1Crointios 12 e Efésios 4. Chama-se Dom uma capacidade extraordinária, que está aliada ao talento de cada pessoa. O Espírito Santo capacita e habilita os crentes, para servir na igreja de Cristo. As habilidades e os dons são manifestações da graça de Deus operada na vida do crente.

Os crentes dotados dos dons devem usá-los para que três grandes e principais eventos aconteçam: O Senhor Deus seja glorificado; a igreja seja edificada e vidas sejam ganhas para Jesus Cristo.

Nenhum líder deve esperar que todas as pessoas da sua igreja tenham o mesmo dom. Cada membro do Corpo de Cristo tem sua especialidade, o líder cristão deve ser capaz de identificá-los e envolvê-los nas tarefas que são executadas conforme os objetivos e metas estabelecidos no plano estratégico da igreja.

O Líder Cristão: Precisa ser uma pessoa identificada com o caráter e princípios cristãos para exercer uma liderança genuinamente cristã: Que se caracteriza pela persistência para garantir a continuidade dos propósitos de sua liderança. Que se identifica, e tem consciência do alvo que vai atingir. Que se notabiliza pela influência exercida em seus liderados.

Muitos líderes exercem influência para propósitos contrários aos objetivos reais de uma liderança cristã.  É responsabilidade de o Líder Cristão ser aquele que exerce influência na vida de seus liderados, para tanto ele é responsável por seu compromisso com o caráter cristão. Assim o líder cristão deve mostra-se devidamente equipado moral; espiritualmente; e precisa adquirir conhecimentos e capacitação que serão demonstrados através da prática e do exercício da liderança cristã.

“As pessoas seguem líderes em quem confiam. Líderes com Caráter”. (J. C. Maxwell)

Você conhece exemplos de líderes cristãos que fazem a vontade de Deus? O Líder cristão é convocado para fazer a vontade de Deus. Quais são as suas habilidades que o identifica como um líder cristão? O líder busca realizar suas tarefas sempre com a aprovação de Deus. É necessário que o líder tenha habilidades para executar as tarefas referentes ao compromisso do seu grupo de atuação. Muitos têm seus planos, mas pela falta de pessoas capacitadas para execução do seu planejamento, as realizações da sua organização ficam deficientes.

O líder que se importa com o crescimento da sua organização tem a tendência de descobrir entre os membros do seu grupo, pessoas com habilidades investem na sua capacitação para que sejam hábeis na execução das suas tarefas e prontas para alcançar resultados satisfatórios. Liderar com compromisso significa estabelecer o alvo principal da sua liderança – fazer suas tarefas sempre segundo a vontade de Deus.

O líder cristão deve ser exemplo para os seus liderados. O líder deve realizar as suas tarefas sempre acompanhadas da sua equipe. Os liderados precisam identificar no seu líder o bom caráter, o bom conhecimento do conteúdo das ações, e a capacidade de realizar as tarefas referentes ao planejamento da sua equipe. O líder cristão exemplar é aquele que exercita sua liderança adotando para si bons princípios que reflete em uma equipe composta de pessoas seguras e confiantes para alcançar os resultados.  O líder cristão para exercer a sua liderança precisa lembrar-se que seu trabalho é para principalmente agradar ao Senhor Jesus que o comissionou para esta honrosa tarefa.

Portanto, o Líder cristão precisa ter algumas convicções para exercer uma liderança marcante: Precisa estar certo da função de condutor do povo de Deus consciente e amadurecido na fé e crescer a cada dia no conhecimento de Jesus Cristo em sua vida. É mordomo, administrador do grupo que o Senhor lhe confiou, o líder cristão é responsável pelo crescimento das pessoas que lidera. Age com simplicidade, não significa superficialidade, muito menos facilidade. “O líder precisa ser profundo, para ser verdadeiramente simples” (Nancy Dusilek). Desenvolve o dom da liderança orientado pelo Espírito Santo, o líder cristão busca atualizar-se para ter segurança nas decisões e condução do povo de Deus. Exercita sua . “Se tiverdes fé como um grão de mostarda...” (Lucas 17:6). Deus o capacita para todas as situações. Ter a visão de que é servo. Ele está entre os seus liderados e juntos realizam as tarefas num espírito de equipe. Ser líder do povo de Deus, além de ser uma função honrosa é uma responsabilidade que deve ser encarada pelo líder cristão com temor.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Bibliografia: Liderança cristã - a arte de crescer com as pessoas - Nancy Gonçalves Dusilik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"