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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA

A maioria das pessoas concorda que a motivação é uma característica indispensável da liderança. Geralmente as ações humanas são frutos do comportamento, quando uma pessoa recebe incentivo por ter agido de determinada forma, certamente esta ação se repetirá. Ao contrário quando o comportamento é ignorado ele tende a cessar.

Quando há motivação.

A verdadeira motivação acontece quando uma pessoa mantém o seu entusiasmo, quer agir e dar o melhor de si à equipe. Motivação inspira a ação.

Os estímulos motivadores incentivam as pessoas a colocar mais energia, esforço e entusiasmo em seu trabalho. As ações estimuladoras partem dos conceitos como: reconhecimento, elogio, apreciação, oportunidade de crescimento, desafio e satisfação na tarefa da equipe.

Evidencias da motivação.

Uma pesquisa realizada em 1996 indicou as evidencias mais importantes encontradas nas pessoas motivadas. Aqui estão os resultados:

Gostar do que faz.
Usar suas habilidades e capacidades.
Crescer e se desenvolver no campo pessoal.
Sentir que faz algo importante.
Receber bons benefícios.
Ser reconhecido pelo bom desempenho.
Trabalhar num local agradável.
Receber um salário generoso.
Trabalhar em situações orientadas para equipe.

Um quadro desolador em termos motivacionais:

Em muitas organizações os seus colaboradores se sentem desmotivados.
Por quê?

58% raramente recebem agradecimentos dos seus gestores por um trabalho bem feito. 76% raramente recebem agradecimentos por escritos de seus gestores. 78% raramente recebem reconhecimento baseados no desempenho. 81% raramente recebem elogios públicos no local de trabalho. 92% raramente participam de reuniões de elevação moral.

Voluntários motivados.

O que produz motivação nas pessoas que exercem funções da categoria voluntariado? Acredita-se que essas pessoas foram atendidas nas suas necessidades emocionais e assim se sentiram motivadas a agir.

Trata-se do modelo de liderança servidora, que identifica as necessidades específicas do liderado e dar respostas favoráveis em atenção às expectativas do membro da equipe.

O que se pode identificar aqui é que o gestor não tem “poder” sobre o liderado, mas desenvolve “autoridade”, ou seja, influência.

O mais importante é que a pessoa que trabalha na equipe receba valorização e respeito. Isso faz com que a pessoa sinta-se necessária.

A organização precisa desenvolver a excelência como agente de motivação dos seus colaboradores. Isso faz com que eles tenham plena certeza que fazem parte de uma comunidade especial, com a qual pode compartilhar suas alegrias, seus sonhos, sem medo de ser ridicularizado ou condenado.

Necessidades humanas que criam expectativas no colaborador da organização.

As organizações que alcançam sucesso, são aquelas que se empenham para atender as necessidades de todos os seres humanos. Entre elas:

A necessidade de uma liderança marcante
A necessidade de significado e propósito
A necessidade de ser apreciado, reconhecido e respeitado.
A necessidade de fazer parte de alguma coisa especial.
A necessidade de se integrar em uma sociedade assistencial.

O gestor é responsável por provocar a motivação.

O líder tem a responsabilidade de promover um ambiente saudável para os colaboradores da organização. Reconhecimentos das realizações dos liderados. São praticas que demonstram que o líder está interessado na pessoa que faz parte da sua equipe de trabalho. A maior prova de respeito é ajudar as pessoas a desenvolver o caráter e querer crescer e melhorar a cada atividade.

a) Existem algumas expressões que podem ser utilizadas pelo líder quando se dirige aos seus liderados. São elas: “Por favor”; “Obrigado”, “Parabéns você conseguiu”, “Desculpe, eu estava enganado” e “O que você acha”. Palavras dirigidas assim aos liderados certamente irão impactar, e conseqüentemente eles se sentirão motivados a continuar.

O líder deve ser o primeiro a falar quando passar por alguma pessoa nos corredores da organização e encontrar alguma coisa positiva e animadora para dizer às pessoas. Uma das necessidades do ser humano que precisa ser correspondida é “Ser Ouvida”

b) Uma habilidade que precisa ser desenvolvida pelo líder que deseja servir como agente de motivação. É fazer perguntas generalizadas que evitem resposta com apenas “sim ou não”. Veja alguns exemplos:

O que você mais aprecia no trabalho que realiza?
Como você avalia o feedback que esta recebendo sobre o seu trabalho?
Fala-me da sua história.
Ao longo do ultimo ano, quais as realizações de que mais se orgulha e por quê?
Que aspecto do seu desempenho você acha que precisa melhorar?
Quais os objetivos você tem para os próximos 12 meses? Como mediria esses objetivos?
Como você avalia o compromisso dos seus colegas de fazer o trabalho de equipe?
Que idéias você tem para ajudar melhorar a organização?
 O que você faria diferente se fosse o gestor geral da organização?
Como a organização pode apoiá-lo melhor?

c) Construa na sua organização um espírito de comunidade. A construção de uma comunidade consiste na criação de um ambiente saudável, que as pessoas podem viver e compartilhar o seu trabalho, talento e dons, sem barreiras e distrações desnecessárias. Uma comunidade não é um lugar sem conflitos.  O interessante é transformar a comunidade num local onde os conflitos são solucionados e os participantes aprendem que as divergências existem. Mas o respeito, o ouvir, e ser assertivo um com o outro, o ser abertos a novos desafios, tende a valorizar a diversidade que existe em qualquer equipe saudável. (Veja o assunto anterior sobre: Bom relacionamento interpessoal não significa a ausência de conflitos).

d) Busque a excelência. As pessoas estão ávidas por fazer parte de algo especial. Pode ser uma organização de que possam se orgulhar, em que os padrões e as expectativas sejam elevados, e as pessoas ficam felizes quando voltam para casa porque se sentem incluídos e fazendo a coisa certa. O líder eficaz está sempre procurando melhorar. Sua determinação em ser o melhor inspira as pessoas ao redor a se elevarem a níveis nunca antes sonhados. E um dia, vão olhar para tudo o que construíram e indagar: “Como tudo isso aconteceu?”.

Portanto, a motivação precisa está presente na liderança de qualquer organização. Os membros da equipe querem colaborar na realização das tarefas e alcançar os resultados planejados com entusiasmo. E ao sentirem que suas realizações pessoais são atendidas a partir da identificação do esforço da liderança em ser o agente motivador atendendo as necessidades dos colaboradores da organização estes estarão sempre MOTIVADOS A AGIR EM PROL DO CRESCIMENTO PESSOAL E DA ORGANIZAÇÃO.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Bibliografia: Liderança Servidora - John C Maxwell

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