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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

TRABALHO EM EQUIPE - II

O que é uma Equipe? São pessoas reunidas e comprometidas a alcançar resultados em conjunto, onde todas cooperam com suas habilidades e talentos individuais, para o bem comum da organização.

“Trabalhar em Equipe e a reunião dos esforços para alcançar resultados comuns aos interesses do grupo”

O líder deve investir tempo na formação da sua equipe, seus liderados são pessoas que precisam de motivação para atividades em conjunto. A Professora Débora Dias Gomes escreve em seu livro Fator K “A Palavra de Ordem é: Participação, fazer parte, tomar parte e ter parte”. 

Pessoas participativas mostram satisfação nas atividades de sua organização; têm elevado grau de motivação, são convictas de seus comprometimentos; desempenham seu papel com clareza, e têm consciência das responsabilidades de seus companheiros no seu grupo de trabalho; elas conservam um alto nível de relacionamento com os outros membros da equipe.

O Apostolo Paulo aconselhando a Igreja de Corinto fez-lhe lembrar o conceito de corpo para que os crentes percebessem a importância da sua participação no Reino de Deus através do Corpo de Cristo – A Igreja; e as lições aqui ilustradas com os membros do corpo nos dão a idéia do significado de equipe.

“Porque assim como o corpo é um. E tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo” (1Corintios 12:2).

O Líder ao organizar sua equipe precisa começar com um coração amoroso que anseia somente o melhor para os seus liderados e tem expectativa de incluí-los no planejamento da organização. Este coração generoso está sempre atento para participação das outras pessoas que possam vir a contribuir e fortalecer a capacidade de sua equipe. Uma equipe precisa ser, como me disse um colega que lidera uma grande organização: “Uma panela de tampa aberta”, sempre tem lugar para pessoas capacitadas que querem contribuir.

Para Fazer o Trabalho em Equipe, o líder precisa conhecer conceitos importantes tais como:

Os objetivos precisam ser comuns às pessoas da equipe.

Os participantes podem contribuir com suas habilidades e talentos.

Juntos os desafios se tornam mais acessíveis.

A contribuição de cada membro da equipe não está limitada à quantidade de habilidades e talentos que eles possam apresentar.

Os membros que trabalham na equipe se esforçam para que as coisas aconteçam.

O planejamento contribuiu para orientar a busca de resultados da equipe.

Acompanhar e coordenar as atividades da equipe impede que os objetivos sejam desviados.

Cada membro da equipe sabe que o outro está presente para cooperar com a sua capacidade individual.

Todos os membros gostam de vestir a camisa da equipe quando estão identificados com os seus objetivos.

A avaliação das atividades oferece oportunidade de decidir o que precisa permanecer e o que precisa ser mudado para o bom andamento das atividades da equipe.

É necessário investimento na capacitação dos membros da equipe para alcançar resultados mais arrojados.

Idéias novas vão surgir, os membros da equipe precisam saber lidar com pensamentos diferentes do seu ponto de vista.

As pessoas são mais importantes do que as idéias elas precisam ser respeitadas no grupo.

Todas as coisas que realizamos mudam há qualquer momento, as pessoas precisam aprender que nada é permanente quando se trata de equipe.

A humildade é uma característica indispensável para fortalecimento dos relacionamentos entre as pessoas de uma equipe.

A eficácia da equipe se deve a uma liderança capacitada.

Ninguém faz nada sozinho.

Quando os colaboradores se sentem incluídos ficam interessados e entusiasmados, o resultado é que trabalham com convicção e consistência. Há neles a expectativa do êxito, é o resultado do investimento que a organização alcança quando investe no colaborador. A organização precisa criar espaço para que os líderes de equipes participem do planejamento, as pessoas se sentem valorizadas e incluídas.

A inclusão é um processo na vida da organização e seu relacionamento com os colaboradores. É necessário promover: incentive – as pessoas gostam de participar porque acreditam que contribuirão e agregarão valor ao plano da organização. Informe-se – as pessoas que trabalham efetivamente na equipe certamente têm informações importantes. Esteja pronto a ouvir o que elas têm a dizer. Inclua – incluir outras pessoas no planejamento para que elas sintam que a decisão também é delas. Implique – as pessoas precisão ser mobilizadas e nesta fase todos os membros da equipe precisam ser afetados na implementação do planejamento. Invista – nesta fase as pessoas mostram-se recompensadas. Elas sentem que a organização investiu nelas. As pessoas acabam sentindo-se comprometidas com todo o processo de trabalho em equipe.

O próprio Deus trabalhou em equipe, agiu assim na criação de todas as coisas inclusive na formação do homem. Ele não fez sozinho, temos a revelação bíblica da presença da trindade. E aqui temos uma expressão que traduz o significado do trabalho em equipe “Façamos” Gênesis 1:26 e 2:7.

Pr. Ozéas Dias Gomes

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