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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LIÇÕES RÁPIDAS PARA SUA LIDERANÇA I

COMO MUDAR

As iniciativas de mudança sofrem resistências em muitas ocasiões. Entretanto, o caminho a trilhar para mudar uma organização é sempre o mesmo:

1. Forme uma equipe
2. Tenha uma visão clara
3. Comunique-se para conseguir apoio
4. Delegue ação
5. Crie metas a curto prazo
6. Não desista diante dos obstáculos
7. Faça com que as mudanças perdurem

Esses passos fazem a mudança parecer mais fácil. John P. Hotter, ensina três estratégias para tornar o processo menos complicados:

Veja - Identifique um problema, ou a solução de um problema, e depois ajude as pessoas visualizarem-no, de forma a inspirar a ação positiva.
Sinta - A visualização detalhada ajuda a reduzir as emoções negativas que bloqueiam a mudança.
Encoraje - Após algum tempo, a iniciativa de mudança começa a ganhar impulso. Faça todo o possível para mantê-la em movimento.
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PERSUASÃO

Uma parte fundamental de seu trabalho como líder  envolve mudar a mente das pessoas, algo inacreditavelmente difícil de fazer.

Howard Gardner, em como as pessoas aprendem e lidam com a mudança oferece cinco idéias para ajudá-lo a interagir com seus colaboradores de forma que a transformação flua naturalmente:

Conecte-se com sua equipe - A comunicação é uma união entre credibilidade e confiança. Você não pode obrigar seus colaboradores a gostarem de você, mas pode - e deve - fazer todo o possível para se tornar digno de confiança deles.
Use a lógica - Conectar-se com a equipe é importante, mas você precisa defender bem o seu argumento. Exponha-o passo a passo sendo o mais claro possível.
Saiba o que você está enfrentando - É essencial para qualquer estar ciente das resistências.
Ofereça recompensas - com cautela - Recompense as pessoas que ajudam a promover a mudança que você deseja. Mas fique atento à falsa lealdade. Recompensas poucas vezes mudam a mente de forma definitiva.
Comunique-se abertamente e com freqüência - Divulgue sua mensagem de várias maneiras e em diferentes ocasiões. Quanto mais detalhes você der; maiores as chances de ser entendido.
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COMO SE COMUNICAR

"Quem não consegue se comunicar não consegue liderar"

Michael Sheehan, consultor em comunicação. Ensina como transmitir mensagens. Conheça oito coisas que o líder deve tem em mente:

Conheça seu objetivo, conheça seu publico. Este é o ponto mais importante. Antes de começar a formular sua mensagem, você precisa saber o que está tentando alcançar. Que efeito deseja exercer sobre o publico?
Três tópicos... É tudo o que alguém conseguirá lembrar; quatro, no máximo. Que questões você quer que as pessoas assimilem?
Seja animado. Você provavelmente é mais desanimado do que imagina. O segredo do tom de voz certo está na ênfase que você dá à sua comunicação.
Torne a primeira impressão marcante. Ela influencia todo o resto.
Não seja mecânico. Você tem uma mensagem a transmitir, mas não quer parecer um robô. Deseja soar espontâneo e empolgado, ainda que esteja repetindo a mesma coisa pela vigésima vez. Então não aja mecanicamente.
Use frase de impacto. Frases memoráveis ajudam a clarear as coisas.
Provoque o uau! Você precisa fazer as pessoas exclamarem: "Uau! Que interessante!"
Diga a verdade.
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DE ONDE VÊM AS IDÉIAS

Não sabe de onde virá sua próxima grande idéia?

Evan I. Schwartz, diz que a busca pode ser mais simples você imagina. Ele afirma que idéias novas surgem a partir destas quatro características:

O aperfeiçoamento de idéias já concebida. Você aprimora os conceitos existente.
O reconhecimento de um desejo latente. As pessoas não sabiam que precisavam de um Walkman até a Sony inventá-lo.
Algo pelo qual o mundo vem clamando. Pense na lampada, nos aviões e agora nos celulares.
Resultado de um golpe ousado. Foi o caso do formno de micro-ondas, do laser e do Post-it.

As simples compreensão de como ocorrem as descobertas revolucionárias poderá acelerar o processo criativo.
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PROCURE VENDER MAIS PARA O SEU CLIENTE

(Uma visão do mundo empresarial que pode ser adaptada em qualquer instituição onde você exerce sua liderança)

A inclinação natural costuma ser aumentar o orçamento de marketing a fim de atrair novos clientes. Isso faz sentido. Quanto mais dinheiro você gasta em propaganda, mais clientes tende a atrair. E quanto mais clientes, maior sua receita.

No entanto, por mais lógica que essa caça ao cliente pareça, ela pode significar um erro dispendioso.

Existem muito mais negócios que você poderia estar fazendo com seus clientes atuais - e por custo bem menor do que teria de buscar novos mercados.

Moral da história: Antes de sair correndo atrás de novos clientes, tente transformar compradores ocasionais em clientes fiéis. Por quê? Porque cinco coisas boas vão acontecer:

É mais fácil vender para um cliente conhecido do que para um novo. Afinal, você já forjou um relacionamento com ele. além disso não precisa gastar dinheiro para descobrir para quem deseja vender. O resultado: suas despesas com propagando diminuem.
Você não precisa gastar tanto em publicidade para atingi-los; vocês já têm um relacionamento. Eles prestarão mais atenção às suas ações de marketing, pois já conhecem seus produtos.
Se o cliente está comprando de você, não está comprando da concorrência. Ao transformar compradores ocasionais em clientes fiéis, você sai ganhando, enquanto a concorrência sai perdendo.
Clientes habituais são (um pouco) menos sensíveis aos preços. Eles estão dispostos a pagar um valor ligeiramente maior para fazer negócios com você, vale a pena gastar um pouco mais para não precisar pesquisar outro fornecedor que poderá ou não atender sus necessidades tão bem quanto você.

Nota do autor do blog - Fortaleça os atuais membros da sua organização, atenda as suas expectativas e eles mesmos irão fazer a propaganda da organização, e atrair novos membros.
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COMO TOMAR DECISÕES

Você tem absoluta certeza de que conhece a melhor maneira de tomar uma decisão?

J. Edward Russo, autor de Decisões Vencedoras, pode te ajudar com as sugestões abaixo. Elas decompõem o processo de tomada de decisão em quatro passos:

Enquadramento, ou seja, decidir o que você irá decidir - e não decidir.
Coletar informações reais, não apenas aquelas que irão dar suporte a predisposição já estabelecidas.
Chegar a conclusões, que significa agir com base nas inofrmações coletadas.
Aprender com a experiência, porque a única coisa pior do que não saber como tomar decisão é ter que tomar a mesma decisão repetidamente.

Fonte: Adapte-se ou Morra - Fast Company

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