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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIÇÕES RÁPIDAS PARA SUA LIDERANÇA II

LIDERANÇA

"Ser um líder é estar acordado, alerta e insastifeito o tempo todo"
Peter Kpestenbaum. Professor e consultor.

A diferença entre gerentes e líderes
"O gerente apenas administra; o líder inova.
O gerente é um cópia; o líder é um original.
O gerente mantém; o líder desenvolve.
O gerente aceita a realidade; o líder a investiga.
O gerente concentra-se apenas em sistemas e estrutura; o líder enfoca as pessoas.
O gerente depende de controle; o líder inspira confiança
O gerente tem uma visão a curto prazo, o líder tem uma visão a longo prazo.
O gerente pergunta como e quando; o líder pergunta o que e por quê.
O gerente fica de olho nos resultados fuananceiro; o líder fica de olho no horizonte.
O gerente imita; o líder cria.
O gerente aceita status quo; o líder desafia.
O gerente é clássico bom soldado; o líder é ele próprio.
O gerente faz a coisa de forma certa; o líder faz a coisa certa".
(Joan Goldsmith e Warren Bennis. Autores  de A formaççao do Líder).

Qual o segredo do sucesso dos melhores lideres? Parece haver cinco constantes quando se axamina por que alguns são bem-sucedidos:

Eles sabem aonde querem ir. Os melhores lideres são extremamente claros sobre como deverá ser o futuro de sua organização. Eles também possuem um roteiro definitivo para levar sua instituição à posição desejada.
Eles sabem quem irá ajudá-los a chegar lá. Eles são muito cuidadosos ao contratar e ao promover alguém.
Eles se certificam de que essas pessoas entendam. E tenham aderido a - essa visão.
Eles se certificam de que essas pessoas disponham das ferramentas. Treinamento e tecnologia - para alcançar essa visão.
Eles fornecem feedback constante. Orientando quando é preciso e mudando o pessoal conforme necessário.
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GESTÃO - ENVOLVIMENTO COM OS LIDERADOS.

"Criar um relacionamento com sua equipe é vital"

Para queleles que precisam de ajuda para desenvolver relacionamentos com os liderados. Sete perguntas que podem ajudar a fortalecer a relação. Pergunte aos seus liderados?

Como você gosta de ser chamado?
O que deixa você empolgado? Hobbies ou interesses de que você gosta muito?
O que aumenta o seu nível de emoções positivas ou "enche o seu bolde"?
De quem você mais gosta de receber reconhecimento ou elogios?
Qual o tipo de reconhecimento ou elogio que você prefere? Você gosta de reconhecimentos publicos, privados, verbais ou de algum outro tipo?
Que forma de reconhecimento mais o motiva?
Qual foi o maior reconhecimento que você já recebeu?
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EQUIPE E PARCEIROS

Lições dos esportes: Não dá para falsificar.

Dean Smith, técnico de basquete, não se considera um expert em negócios. Mas seu desempenho e sua inclusão no Hall da Fama fizeram com que adquirisse o status de alguém que sabe liderar uma EQUIPE.

O que é preciso para liderar com sucesso? Smith tem uma fórmula simples e objetiva. Concentre-se nos fatores que estão sob seu controle e depois garanta que seu pessoal:

Jogue com afinco. Você precisa exigir um esforço sistemático.
Jogue em conjunto. Certifique-se de que todos estão concentrados nas metas da equipe.
Jogue de forma inteligente. Execute.

Em outras palavras, se você se concentrar no processo - no desempenho da equipe, os resultados virão naturalmente.
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COMO EXECUTAR

"Executar é colocar o que foi planejado em ação"

Só porque você tem pessoas para fazer algo, não significa que será feito.

Laurence Haughton, nas suas produções escritas ele criou um esquema para tornar a execução mais simples, baseado nas experiências de dezenas de oranizações de sucesso. Haughton apresenta quatro atitudes distintas que são necesárias para uma execução eficiente:

Seja claro sobre o que você pretende realizar. Muitos lideres são vagos e confusos porque não dedicam tempo suficiente para explicar o que precisa ser feito ou não verificam se o que estão dizendo é o que seus liderados estão ouvindo. Se as coisas começam a desandar, não suponha imediatamente que a estratégia estava errada. Verifique se todos entenderam o que deveria ser feito.
Escolha pessoas compatíveis com as tarefas. O serviço requer pessoas capazes de resolver problemas ou que simplesmente seguem o regulamento? Elas precisam agir por conta própria ou sob supervisão constante? Haverá muitos desafios ou a tarefa é simples? Faça essas perguntas logo no início e escale a equipe de acordo com as respostas. A atitude de uma pessoa (sua motivação para fazer o que deve ser feito) é tão importante quanto sua experiência.
Obtenha a adesão dos liderados. A menos que os liderados compreendam a importância da tarefa e queiram realizá-la, poucas são as chances de que ela seja cumprida. Para superar a resistência, as novas idéias precisam ser lançadas com entusiásmo, que sejam acompanhadas de perto para não perderem o impulso, e que os colaboradores que mostrarem melhor empenho sejam reconhecidos. (Isso envia a mensagem de que o líder está de olho).
Matenha a equipe motivada. Mesmo o membro mais entisiasmado da equipe pode desanimar quando as coisas levam mais tempo do que o esperado ou quando se depara com os obstáculos. Para garantir que  as pessoas se mantenham envolvidas, certifique-se de que "compraram" a idéia. Para isso você compartilha informações, delega poder até o nível hierárquico mais baixo possivel e encoraja os membros da equipe a contribuirem com novas idéias.
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CONHECIMENTO

Traduzir experiência em conhecimento.
"A tradução da experiência em conhecimento pode parecer algo que aontece automaticamente, mas isso não é verdade. Há uma velha piada sobre um professor que, em vez de ter 20 anos de experiêcnia no magistério, teve a mesma experiêcnia 20 vezes. Todos nós conhecemos algumas pessoas assim. Na verdade, é preciso certa dose de intenção para criar conhecimento com base na experiência". Nacy M. Dixon. Autora.

O conhecimento é um recurso infinito.
"Chamado capital intelectual, propriedade intelectual, ativos de conhecimento ou inteligência dos negócios, o conhecimento corporativo agora é visto como a ultima e unica fonte sustentada e inexplorada de vantagem competitiva nos negócios. Ao contrário de outras formas de capital - terra, equipamentos, mão de obra e dinheiro - o conhecimento é teoricamnete infinito. Sempre existe uma idéia nova à espera de ser descoberta: novas maneiras de fazer coisas, estratégias novas, produtos novos, mercados novos". Mark W McElroy. Autor.

Gestão do Conhecimento.
"O conhecimento é uma mistura de experiêcnias, valores, informações e insights que fornecem um modelo para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele se origina e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele muitas vezes é incorporado não apenas aos documentos, mas também às rotinas, aos processos, às práticas e às normas da instituição". Thomas H. Davenport. Autor
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ADMINISTRANDO CRISES

Não importa o que você faça, provavelmente em algum momento algum conflito ocorrerá em sua organização.

Ian I. Mitroff, professor. Oferece estas lições para se sobreviver a uma crise:

Mantenha a atitude correta. As crises cobram preço emocional tremendo. Como resultado, exigem capacidades emocionais extrsordinárias.
Pense. Você não precisa simplesmente pensar rápido para solucionar o problema, você terá que pensar de forma criativa. Você está tentando tornar sua organização mais forte do que nunca, não apenas restaurar o ststus quo. Isso significa melhorar sua organização aproveitando o que já funciona.
Mantenha as habilidades sociais e políticas corretas. Você precisará de adesão de todos os liderados às mudanças.
Tenha as habilidades técnicas certas. Sim, você precisa gerenciar bem, mas também precisa saber o que deve ser feito para restaurar a confiança e o moral de seus liderados.
Saiba manter. Ao ajudar a connstruir uma organização nova e mais forte, não ignore o que veio antes. Construa com base no que funcionou no passado.
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PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

Imagine como será a organização de sucesso no futuro. Isso pode ajudar a descobrir o que você deveria estar fazendo HOJE!

Esta foi a premissa de Frances Cairncross. Alistou as dez principais coisas que as organizações terão de fazer para obter sucesso dentro de alguns anos:

Gestão do Conhecimento. Uma organização é a soma do que seu pessoal entende e faz bem.
Gestão de decisões. Ter um bom julgamento continuará uma habilidade-chave.
Concentre-se nos clientes.
Gestão de talentos.
Gestão da colaboração.
Construir a estrutura certa. Com o declínio dos custos do processamento das informações, oportunidades novas se abrem para redefinir o formato corporativo.
Gestão das comunicações.
Fixar padrões. Paradoxalmente, as tecnologias da internet, as ferramentas de liberdade e a descentralização exigem disciplina, protocolos e processos padronizados.
Incentivar a abertura.
Desenvolver lideranaça. Sem a estrutura organizacional, cultural e pessoal correta, uma organização não se beneficiará plenamente.

Fonte: Adapte-se ou Morra - Fast Company

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