Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PAPEIS E COMPETÊNCIA PARA O LÍDER DO SÉCULO XXI

Papéis ou funções fazem parte do perfil do gestor, ampliando-os com um conjunto de competências.

A função do gestor tem seu papel primordial na organização. Porém, toda função vem seguida de responsabilidades e atribuições, que, por sua vez, requerem a clareza dos grandes papéis que todos desempenham para a realização da missão de dirigir uma equipe. Dessa forma, faça agora uma rápida parada para elencar funções que podem ser assumidas por todo líder ao longo de seu trabalho.

ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO

Responsável pelo mapeamento dos processos e procedimentos organizacionais, atuando no acompanhamento da produtividade das pessoas em seus respectivos processos e verificando se a rotina está dentro do previsto e se cada estação de trabalho tem a infra-estrutura adequada.

FORMADOR DE EQUIPE

O líder deve utilizar uma metodologia de formação de equipes para a construção coletiva da organização

EDUCADOR E TREINADOR

Um líder que tem seguidores é um educador por natureza. Ele prepara o grupo e se prepara para mudanças. Uma das principais preocupações do líder deve ser a de educar e treinar. O treinamento é que garante, na prática, os resultados das grandes ideias.

O ser humano tem as dimensões: intelectual, física, social, emocional e espiritual, e para crescer em todas essas áreas, precisa de três esforços constantes: auto-descoberta, auto-estima e auto-desenvolvimento.

O líder precisa garantir um ambiente de aprendizagem para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes imprimindo o significado e rumo aos objetivos globais.

ARQUITETO DO FUTURO

Como projetista, ele cria a realidade a partir dos anseios, dos seus objetivos pessoais e de seus liderados. O líder tem obrigação de introduzir mudanças que melhorem a qualidade de vida do grupo: precisa ter visão e inspirar o grupo.

Trata-se do papel do líder como um visionário, que percebe as tendências e cenários que estão por vir, projetando a escola para esse futuro. Nesta definição reside a necessidade da competência técnica do líder como planejador. O planejamento estratégico é a ferramenta que posiciona a organização para alcançar o futuro desejado.

POLÍTICO

O papel político do gestor começa com a sua capacidade de perceber o papel social da instituição e perceber a organização, a sociedade e o seu em torno como um todo, presumindo as implicações de suas decisões para a organização e para a comunidade.

Ele precisa articular as relações políticas necessárias para o bom andamento da instituição.

GESTOR

O gestor eficiente é capaz de desempenhar cada uma dessas funções de acordo com a situação que se apresenta, sempre de forma equilibrada e com bom senso.

Muitas vezes o gestor precisa desempenhar, também, o papel de bombeiro, atuando de forma corretiva e resolvendo situações inesperadas.

No entanto, é preciso ressaltar que quanto melhor você desempenhar os papéis, menor será a necessidade de “apagar incêndios” na sua gestão.

Só existe mudança onde há um agente de mudança.

Por isso, o tema liderança tem sido historicamente apresentado como o primeiro foco de excelência em gestão. Assim, ao estudar os conceitos, os papéis e as competências para o líder do século XXI, o objetivo é refletir sobre as formas de potencializar a capacidade de influenciar pessoas.

Pode-se concluir que a autoridade e o poder são pano de fundo na abordagem "liderança". Sabe-se que alguns gestores amam o poder, mas esse estudo é dedicado aos líderes que têm o poder de amar. Por essa razão, entenda um pouco mais a definição da palavra "liderança" acompanhada de alguns comportamentos necessários ao líder.

Esse líder é aquele que desenvolve competências para o exercício da autoridade pela influência, e não pela força. É aquele que se apropria dos estilos certos para cada situação, desempenhando os papéis do líder, utilizando-se das 8 competências e várias habilidades:

1 - Provocar mudanças (Ser agente de mudanças).
2 - Organizar e dirigir a sua própria história (Ser o arquiteto do seu próprio futuro).
3 - Administrar o seu processo de Educação continuada.
4 - Socializar com entusiasmo os valores universais indispensáveis à efetiva liderança (amor, paz, justiça, honestidade, ética, etc.).
5 - Administrar conflitos éticos da sua gestão (Ética vem de “Eta” – morado do homem – daí a necessidade de potencializar os valores universais).
6 - Comprometer-se com o aprendizado dos que estão à sua volta (promover a inclusão).
7 - Aprender e ensinar a conviver (Cultivar relacionamentos).
8 - Desenvolver a sabedoria social (Ser útil na busca de solução em favor de uma sociedade mais justa).

Poder legitimado e Poder pela Influência.

Poder legitimado pelo cargo (hierarquia como forma de superioridade).

Poder pela influência e relacionamento (hierarquia somente para dividir níveis de responsabilidade).

Arte de Delegar

Quando o líder não teme compartilhar o poder, ele empodera a sua equipe por meio da delegação. Ele não apenas lidera um grupo abaixo dele, mas eleva pessoas para participarem da construção coletiva da instituição. Quando a liderança é compartilhada, o líder alcança níveis ainda maiores de empoderamento. Ele passa a ser reconhecido não apenas pela sua equipe, mas também pelos alunos, pais e comunidade. A sociedade o respeita e o considera uma voz representativa.

Empoderamento é a capacidade do líder de promover uma gestão participativa, onde seus liderados são encorajados a contribuírem com suas habilidades, experiências e conhecimentos.

Observe o que Whitney M. Young Jr. diz sobre o papel do líder:

“A verdade é que não há nada de digno em ser superior a outra pessoa. A única nobreza genuína é ser superior a seu antigo eu.”

Você poderá identificar as diferentes ferramentas a serem utilizadas pelo líder que deseja exercitar a Arte de Delegar.


DELEGAR TAREFAS

Lembre-se: “quem não tem competência não se estabelece”.

Desenvolva as pessoas antes de delegar. Dê e peça atenção, dizendo às pessoas o que se espera delas. Transmita claramente a missão, as metas esperadas e o desempenho desejado. Desenvolva autonomia.

VALORIZAR E RECONHECER

Dê valor às idéias e ações das pessoas.

Dê oportunidade e liberdade às pessoas para fazerem o que gostam e o fazerem bem, possibilitando-lhes a auto-estima, o crescimento e a auto-realização. Apoie e reconheça talentos e desempenhos bem-sucedidos. Institua o hábito de reconhecimento mútuo.

POSSIBILITAR O TRABALHO

Dê oportunidade de aprendizagem por meio de capacitação/treinamento, orientação, pesquisa, planejamento e provisão de recursos.

ESTAR LEGITIMADO

Seja o representante de uma ordem estabelecida que dá o direito de liderança. Não aja em escopos fora de sua responsabilidade.

TER COMPETÊNCIA

Seja reconhecido pelo hábito de buscar conhecimentos e pelo domínio de assuntos essenciais à sua função.

DAR EXEMPLO

Tenha uma marca pessoal tão interessante a ponto de as pessoas buscarem semelhanças.

LIDAR COM INFORMAÇÕES

Busque, analise e divida informações. Construa bancos de dados e memória cultural da sua instituição. Ouça as pessoas com empatia, esforço e disciplina.

CUIDAR DO CLIMA  ORGANIZACIONAL

Obtenha cooperação, coesão e co-criação. Perceba o clima do grupo e ajude os membros a melhorá-lo, caso seja necessário. Reduza a tensão e busque a reconciliação de desentendimentos. Comemore a vida e os aniversários.

DAR E RECEBER FEEDBACKS

Garanta a comunicação através da reorientação das informações. Avalie-se e avalie adequadamente seus liderados. Encare o erro como aprendizagem.


Estudar a arte de dar e receber feedback proporciona uma grande síntese das abordagens feitas ao longo desta unidade de estudo.

Está nas mãos da liderança, ou seja, do gestor, a qualidade do ambiente da escola por meio da conscientização e do comprometimento das pessoas. Lembre-se de que as diferentes ferramentas estarão sempre a serviço da concepção de liderança que o líder tem:

• liderança autoritária (poder pela hierarquia);
• liderança participativa (poder pela influência).

Quando alguém se candidata a ser líder, as necessidades das outras pessoas se tornam a coisa mais importante na escala de prioridades. O líder servidor está preocupado com o que as pessoas precisam e não com o que as pessoas querem.

Texto de Débora Dias Gomes (Originalmente - Liderança Educacional)
Adaptado por Ozéas Dias Gomes (Para Gestão e Liderança)


Leia Também:
Princípios de Atendimento aos Liderados
Lidere como Jesus
Estilo de Liderança I
Estilo de Liderança II
Conceito de Liderança
Autoridade x Afetividade na Liderança
Liderança Servidora
Habitos de Um Lider Servidor
Motivação e Liderança
A Arte de influência Pessoas
Relacionamento Interpessoal
Qualidades e Atributos do Líder
Trabalho em Equipe
Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"