Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ESTILO DE LIDERANÇA II

Descobrindo e Desenvolvendo seu Estilo de Liderança

Certos estilos de liderança adaptam-se melhor que outros às necessidades específicas da organização, inclusive na igreja. Líderes altamente eficientes são frequentemente influentes não por serem altamente talentosos, mas também porque seus estilos de liderança combinam perfeitamente com específicas necessidades ministeriais. Descobrir e desenvolver estilos de liderança específicos é outro importante segredo da eficiência na liderança.

Imagine o que significa a combinação do seu estilo de liderança com os diversos estilos dos líderes da sua equipe, e o impacto que isto pode causar na sua organização:

1. Estilo de Liderança Visionário – Líderes visionários não sentem qualquer inibição em apelar a toda e qualquer pessoa para compartilhar da sua visão. Eles propagam sobre ela e inflamam-se em si mesmos. São líderes idealistas e cheios de fé, que crêem de todo o coração, se propagar sua visão com clareza e freqüência suficiente, ela vai se tornar realidade. Eles não são facilmente desencorajados ou desiludidos. Eles não se deixam esmorecer diante da oposição e se empoem diante do que crêem. Quando estão diante do seu grupo compartilham logo a sua visão. Portanto eles transmitem a visão e atraem as pessoas para ela, e correrão tentando realiza-la.

2. O Estilo de Liderança Direcional – A força desse líder é a sua misteriosa habilidade dada por Deus para escolher o caminho certo para uma organização quando ela chega a um impasse decisivo. Esse estilo de liderança é importante porque a organização de tomar decisões acertadas para evitar o erro.

3. Estilo de Liderança Estratégica – Possuem habilidade de pregar uma empolgante visão e fragmenta-la em uma série de fases alcançáveis e seqüenciais. Esse dom de liderança possibilita a uma organização marchar de forma consciente para caracterização de sua missão. Líderes orientados estrategicamente formam um plano estratégico que todos podem compreender e do qual todos podem participar. Um líder estratégico também vai se esforçar para alinhar os vários subgrupos de uma organização, de forma que toda a energia da organização se concentre na realização da visão.

4. O Estilo de Liderança Gerencial – Embora possa parecer um paradoxo, considerando a afirmativa de que precisamos muito mais de LIDERES do que de GERENTES. Aqui a referencia é ao estilo de liderança que descreve um líder que possui habilidade de organizar pessoas, processos e recursos, no esforço de cumprir uma missão. Talvez os exemplos de José no Egito e de Neemias em Jerusalém, foram de verdadeiros Líderes Gerentes.

5. O Estilo de Liderança Motivacional – Possuem habilidades de manter seus companheiros de equipe empolgados. Estão em constante procura de pessoas nas quais eles possam injetar ânimo e encorajamento que precisam para cumprir a missão.

6. O Estilo de Liderança Pastoral – São líderes que montam sua equipe pacientemente, alimenta os membros nutrindo-os com conhecimento, ama os membros da equipe profundamente, acalenta-os gentilmente, apóia-os firmemente, escuta-os pacientemente e ora por eles constantemente. Conduz os membros da equipe para uma experiência comunitária, que o coração deles começa a transbordar boa vontade que os estimula a realizar sua missão.

7. O Estilo de Liderança que forma Equipe – O Líder conhece a visão e tem consciência que para alcançá-la será necessário a formação de uma equipe e colaboradores para executar o objetivo. Formadores de equipe possuem uma percepção sobrenatural para pessoas, o que lhes permite ter êxito em achar e desenvolver pessoas certas, com as habilidades certas, o caráter certo e apropriada combinação com os outros membros.    

8. O Estilo de Liderança Empreendedor – Líderes empreendedores podem ser dotados dos demais estilos de liderança, mas o que diferencia esses líderes dos outros é que funcionam otimamente já no início das atividades. Se esses líderes não puderem iniciar algo novo regularmente. Começam a perder energia.

9. O Estilo de Liderança Reformista – O ponto forte dos líderes reformistas é alterar ambientes. Esses líderes possuem o dom de serem bem-sucedidos em situações turbulentas – uma equipe que perdeu sua visão, um ministério em que as pessoas estão nas posições erradas, um departamento que tenta progredir sem estratégia – conseguindo resolve-las. Esses líderes agem entusiasticamente a fim de descobrir a missão original e o motivo pelo qual se desviou dela. Reavaliam pessoal, estratégia e valores. Reúnem-se constantemente com membros da equipe para ajudá-los a compreender onde o “antigo” deu errado e como o “novo” deve ser. Desse modo, incitam os membros da equipe a agir.

10. O Estilo de Liderança Consensual – Esses líderes dão importantes contribuições a organizações de grande porte, como ministérios paraeclesiásticos, denominações e instituições educacionais porque possuem extraordinária habilidade de reunir, sob o guarda-chuva de uma única liderança, uma ampla gama de grupos. Isso possibilita que uma organização complexa se concentre em uma única missão. Líderes consensuais sentem-se mais empolgados ao enfrentar o desafio de unir e satisfazer as necessidades de vários grupos.

Quatro passos para descobrir e desenvolver seu estilo de liderança.

Para combinar os estilos de liderança com as necessidades organizacionais a fim de que você lidere com alto impacto:

1. Identificar seu estilo, ou estilos, de liderança.
2. Determinar se o seu estilo é adequado a sua atual situação de liderança.
3. Identificar o estilo de liderança de cada membro da sua equipe. Certifique-se de que cada pessoa esteja desenvolvendo tarefas corretas, ou seja, de acordo com o seu próprio estilo de liderança.
4. Comprometa-se a desenvolver o seu estilo de liderança mais forte e a crescer nos estilos de liderança em que é mais fraco.

Fonte: Livor - Liderança Corajoso Bill Hybels. resumo e adaptação do capítulo 7 - Descobrindo e Desenvolvendo seu Estilo de Liderança. p.141

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"