Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ESTILO DE LIDERANÇA I

Era uma decisão importante que a organização precisava tomar. O líder marcou com as pessoas da sua equipe uma reunião; quando todos os componentes apresentaram suas sugestões, e registraram uma a uma, e definiram quais entre as idéias apresentadas eram ou não resposta para assunto em foco. As sugestões eleitas foram colocadas em ordem de importância e prioridade, e identificadas validas para tomar a decisão, em seguida a equipe planejou as ações para executar todas as propostas apresentadas e assim os resultados almejados foram alcançados. Este é um estilo denominado de “Liderança participativa”. O líder que faz opção por esse estilo de liderar, precisa de capacitação, principalmente para lidar com idéias diferentes das suas e saber aplicá-las à liderança com compromisso.

O Líder revela seu estilo à medida que desempenha a sua tarefa e aplica métodos de administrar sua equipe. Mas é preciso considerar que muito do estilo de liderança está relacionado com a personalidade, com o caráter das pessoas; e também às situações apresentadas na equipe de trabalho. Além de programas o líder precisa conhecer as pessoas e como interagir com elas nas diversas situações que possam ser identificadas no seu grupo de trabalho. Qual o seu estilo ao liderar as pessoas do seu grupo?

Já é convencional dizer que: Há três estilos que podem ser identificados em um líder: O democrático, o autocrático e o liberal.

Líder Democrata – esse estilo de liderança permite que todos os membros do grupo participem das decisões. O líder discute, consulta, colhe idéias e permite que ajudem a estabelecer meios de administrar. Promove a participação espontânea dos membros do grupo. O líder democrata normalmente diz: “Nós Vamos” ou “Nós Realizamos”. É um estilo gerador de um forte espírito de trabalho em equipe.

Líder Autocrata – nesse estilo de liderança as decisões são tomadas pelo líder que exige obediência por parte das pessoas lideradas. O líder não leva em consideração o que seus liderados pensam e descarta qualquer participação dos membros do grupo. É um líder exclusivamente interessado por tarefas e nos resultados que podem produzir. Não se importando com o bem estar das pessoas. É um estilo também conhecido como liderança autoritária ou diretiva.

Líder Liberal – esse estilo de liderança atua dependendo do senso de responsabilidade e do discernimento dos membros do grupo. Isto significa “deixa fazer”. Em geral o líder não exerce supervisão sobre o grupo, normalmente os liderados ficam livres para por seus projetos em prática sendo delegado pelo líder liberal.

Observe o Gráfico

No gráfico acima vemos que em um extremo o líder adota autoridade absoluta; no outro, concede aos liderados um elevado grau de liberdade; quando o líder adota o estilo democrático ele tem facilidade de deslocar a sua liderança para o liberal ou para o autocrata dependendo, bastante, da situação que se encontra o seu grupo ou da personalidade de determinados membros da equipe. Vamos exemplificar: em se tratando de liderança cristã o líder democrata tomará uma postura autocrata em defesa de princípios cristãos que são inegociáveis, ele faz valer a sua “autoridade”. O deslocamento para o liberal acontece à medida que o líder conhece o seu liderado e confia nele, tem consciência da sua capacidade, do seu caráter, sabe que o liderado tem habilidades e competências para fazer as tarefas com segurança, o líder dará liberdade de ação para este liderado, mas nunca deixará de supervisioná-lo.

Outros estilos de liderança - Líder Carismático. É aquele líder que surge no meio do grupo por empatia e influência positiva. Geralmente os próprios membros identificam-no antes mesmo que ele tenha consciência disso. Importa-se com as pessoas, é ético e com boa comunicação. Esse possui a liderança nata. É o tipo que mais se assemelha ao líder do futuro, o líder servidor.

Líder Servidor. O propósito dessa liderança é ajudar a sua equipe a se desenvolver, é estar mais preocupado em servir os seus liderados, do que apenas dar ordens. É aquele que percebe que o seu sucesso depende diretamente de sua equipe. Pensando e agindo assim, recebe mais retornos que os outros tipos de liderança. Trata-se de um líder que ajuda em vez de ser servido e acima de tudo é ético.

Fonte: OZÉAS DIAS GOMES. Manual do Seminário de Capacitação "Lideres que Aprendem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"