Os Princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar. Existem pessoas dispostas a alinhar suas convicções com o comportamento e desempenho real de novos estilos de liderança. O líder desse novo tempo deve estar disposto a identificar os antigos comportamentos, e mudar o que for necessário e começar a aprender novos hábitos.
Liderança servidora parte de algumas convicções que precisam existir no exercício da liderança: “Planejamento, orçamento, organização, solução de problemas, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e várias outras coisas – gerência é o que fazemos, liderança é o que somos”
Entre muitas definições sobre liderança a que mais se aplica às ações servidoras do líder é: “A habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. Nesta definição, as palavras fundamentais são: habilidade, influenciar, e caráter.
Liderar significa conquistar pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo. É preciso fazer com que se empenhem ao máximo na missão, dando tudo pela equipe.
O que define a palavra liderança é a capacidade de influenciar os outros para o bem. As equipes realmente eficazes não são comandadas por ditadores ou autocratas. Na verdade, todo líder servidor assume a responsabilidade pessoal pelo sucesso da equipe. Ele deixa sua marca na equipe.
Quando uma organização faz sucesso, todos os seus membros assumem o compromisso de liderar. Todos são responsáveis pelo êxito da equipe e pelos resultados extraordinários.
A liderança é uma habilidade. É uma questão antiga: “As pessoas nascem líderes ou se tornam líderes?” Peter Drucker o grande pensador da administração afirmou: “A liderança é uma coisa que deve ser adquirida”. Mas fora essa discussão, sem dúvida a liderança é uma habilidade. Isto é, uma capacidade aprendida ou adquirida por meio da educação e da aplicação. O dicionário define habilidade como “uma capacidade aprendida ou adquirida”.
A liderança é influência. Realmente liderar é fazer com que as pessoas contribuam com entusiasmo, de preferência com o coração, a mente, a criatividade, a excelência e outros recursos. E se tornem as melhores que são capazes de ser. Liderança não é sinônimo de gerência, mas de influência.
O papel do líder servidor é parecido com o do maestro de uma orquestra. Podemos lhe ensinar a teoria da música e a tocar um instrumento musical. Mas quem possui a habilidade para juntar tantos músicos diferentes e faze-los tocar a música com harmonia? Quem os leva a tocar em uníssono? Quem é capaz de proporcionar esta habilidade ao grupo? É o maestro! Assim é o líder servidor, orquestrando com a sua equipe os acontecimentos da sua organização.
Não podemos esquecer que a liderança é o caráter em ação, assim como desenvolvimentos de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa. Entre o estimulo e a reação existe o caráter – considerando que este reflita o emprenho em fazer o que é certo, ignorando impulsos ou caprichos e independentemente dos custos pessoais.
A liderança servidora oferece orientação e passa a ensinar às pessoas que lidera, a identificar e atender necessidades legítimas para que possam se tornar mais eficazes na realização de sua missão.
Liderança e autoridade. A maioria dos papeis de liderança tradicional vem junto com o poder. Mas poucos líderes desenvolvem a autoridade para acompanhar o poder que lhes foi confiado. É preciso identificar a diferença entre poder e autoridade. O Poder. Pode ser comprado e vendido, dado e tirado. Autoridade é diferente. Ela desenvolve a habilidade de levar outros a fazerem de bom grado, por vontade. No percurso da nossa história atual, a cultura do poder será incapaz de competir com a excelência, a rapidez, a qualidade e a inovação, e com um ambiente em que as pessoas participem voluntariamente e de bom grado.
Ter poder sobre as pessoas é uma coisa. Ter autoridade com as pessoas é outra, muito diferente. Autoridade tem sido definida como a habilidade de levar os outros a aceitarem de bom grado sua vontade, por causa de sua influência pessoal.
Desenvolvimento da autoridade. “Qualquer um que queira ser um líder entre vocês deve primeiro ser o servidor. Se você opta por liderar, deve servir” (Mateus 20:27; Marcos 10:44 - Jesus Cristo). Jesus, ele ensinou e deu exemplo o que significa uma liderança servidora que desenvolve autoridade. Jesus exerceu uma grande influência na história. E ainda exerce até hoje. Até o general francês Napoleão Bonaparte se rendeu às evidências, quando afirmou: “Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios, mas em que baseamos nossas criações geniais? Na força. Jesus Cristo fundou seu império baseado no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele”.
Jesus afirmou na passagem registrada por Mateus e Marcos: que qualquer um que deseje ser um líder deve primeiro servir. Se você quer liderar, deve servir.
Jesus falava sobre liderar com autoridade. Em essência, Ele dizia que, se alguém quisesse influenciar as pessoas, então deveria servir, ou seja, sacrificar-se e procurar o bem maior de seus liderados. A influência deve ser adquirida, não há atalhos. A influência e a liderança legítima são construídas com muito trabalho e sacrifício.
Que tal trabalhar para aumentar sua influência e diminuir o controle? Quando nos sacrificamos e servimos os outros, estamos desenvolvendo autoridade e, em conseqüência, influência.
Servir e se sacrificar pelos outros é algo que pode ser realizado de muitas maneiras diferentes. Quando nos dedicamos a identificar e atender as necessidades legítimas dos outros (servir), descobrimos que é preciso fazer alguns sacrifícios: Quando servimos os outros, temos de perdoar, pedir desculpas, oferecer uma segunda chance, mesmo quando não sentimos vontade. Precisamos abrir mão de qualquer coisa que interfira na maneira de fazer a coisa certa.
Se desejar se tornar líder eficaz e um ser humanos melhor, precisará superar esse problema do “EU PRIMEIRO”. Precisará amadurecer. Quando se candidatar a ser o líder, as necessidades das outras pessoas tornam-se a coisa mais importante na escala de prioridades.
A liderança e o amor. É à disposição de um líder para ser atencioso com as necessidades, os interesses e o bem-estar de outra, independentemente de com se sinta. Amar na liderança servidora é: “O Ato de ser por à disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior”. Essa definição representa a própria essência da liderança, apresenta o verdadeiro significado de caráter do líder servidor.
“O amor é paciente, o amor é gentil, não é arrogante (é humilde), não age de maneira inconveniente (é respeitoso), não procura seu próprio interesse (é altruísta), não se regozija na injustiça, mas na verdade (é honesto), suporta todas as coisas, nunca falta (é dedicado)”. (1º Corintios 13).
Paciência. Ter paciência é demonstrar autocontrole. Esta qualidade de caráter é essencial para um líder na medida de em que a paciência e autocontrole são os fundamentos do caráter e, portanto, da liderança.
Paciência autocontrole reflete atitudes consistentes e previsíveis. Avalie-se fazendo as seguintes perguntas: Tenho boa relação com as pessoas que se descontrolam? Sou uma pessoa segura? Fácil de conviver? Acessível? Posso absorver as opiniões contrárias? As críticas?
Gentileza. Considere a seguinte definição: Gentileza é dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros. Ou a outra definição é: Gentileza é tratar os outros com cortesia.
Na verdade, gentileza é um ato de amor, porque exige que interessemos pelos outros, sem fazer distinção de pessoas. Pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção, além de conceder créditos e elogios pelos esforços realizados, ajudam os relacionamentos a se desenvolverem de forma adequada.
O papel do líder servidor é encorajar as pessoas a partilharem conhecimentos e experiências de forma a funcionarem como uma influência constante e positiva para quem está a seu redor. Lembre-se de que você não precisa ser chefe para encorajar e influenciar os outros. Pequenas amabilidades, como “bom dia”,”por favor,”, “obrigado”, “desculpe”, “eu estava enganado”, são fundamentais nos relacionamentos humanos.
Humildade. É a demonstração de ausência de orgulho, arrogância ou pretensão; comportamento autêntico. O líder humilde não se ilude sobre quem ele realmente é. Ele tem controle de si mesmo.
O líder servidor é humilde e se dispõe a ouvir as opiniões dos outros, mesmo que sejam opiniões contrarias, mostra que esse tipo de liderança não procura crédito e adulação para si mesmo - daí sua capacidade e coragem de dizer: “Não sei”, “O que você acha?” ou “Você se saiu muito melhor do que eu seria capaz”.
O líder humilde considera sua liderança uma enorme responsabilidade e levam muito a sério a posição de confiança e as pessoas a eles confiadas. Líder humilde não posa de sábio, está sempre disponível, e não se baseia em ilusões de grandeza. Seu foco está responsabilidade inerente à liderança.
Respeito. Tratar todas as pessoas com a devida importância, é a melhor definição para respeito. Uma maneira eficaz de os lideres demonstrarem respeito pelas habilidades e capacidades da outra pessoa, e com isso construírem uma relação de confiança, é delegar responsabilidades. É a única maneira de as pessoas crescerem e se desenvolverem.
O líder concede respeito – ele opta por tratar todas as pessoas como importantes, mesmo quando seu comportamento não é o que se esperava, ou seja “não fazem por merecer”. De antemão todas as pessoas agregam valores a uma organização. E se não o fazem, de quem é a culpa por isso? Por que ainda estão ali?
Altruísmo. Atender as necessidades dos outros. Que bela definição de altruísmo!
Quando você se candidata a líder, tem de fazer isso. A vontade de servir e de sacrificar pelos outros, a disposição de abrir mão dos próprios anseios pelo bem maior – este é o verdadeiro altruísta e, em conseqüência, o verdadeiro líder.
Perdão. É uma habilidade do líder servidor indispensável no relacionamento, porque perdoar significa “Deixar para lá o ressentimento”.
É essencial aceitar as limitações nos outros e ter uma enorme capacidade de tolerar a imperfeição. E nada de ficar ressentido com as coisas que os machucam e os desapontam. Lembre-se que qualquer um pode liderar pessoas perfeitas – se é que elas existem.
Deixar para lá o ressentimento não significa se tornar uma passiva. Muito menos aceitar a impunidade nem fingir que qualquer tipo de comportamento é aceitável. Em vez disso, perdoar significa comunicar de forma positiva com o comportamento das pessoas que o afetou. Essa qualidade de caráter pode ser desenvolvida ao longo do tempo. É preciso maturidade, pois costumamos encontrar justificativas para não desculpar as pessoas quando nosso orgulho e sentimentos são atingidos.
Honestidade. Não tentar enganar ninguém. Este é o verdadeiro sentido da palavra honestidade. Um dos principais aspectos da honestidade, é a maneira como delegamos responsabilidades. A função do líder servidor precisa ser de ajudar as pessoas a serem o melhor que puderem.
Outra forma de honestidade é evitar o comportamento desleal e a formação de “panelinhas” - aquelas alianças destrutivas entre duas ou mais pessoas que preferem falar das outras, em vez de levantarem o problema para todo o grupo, a fim de que se encontre solução.
Desenvolver a confiança exige esforço e comunicação. A habilidade de comunicação ideal para os líderes eficazes é a do tipo afirmativo. O uso desse tipo de comunicação leva a pessoa a falar a verdade sem hesitar, quer seja uma boa ou má noticia. A diferença é que as pessoas afirmativas não violam os direitos das outras – matem um comportamento respeitoso. Transmitir más notícias de uma forma objetiva e honesta é a oportunidade perfeita para desenvolver uma relação de confiança e credibilidade.
Compromisso. Ser fiel à sua escolha. Essa é a definição dada pelo escritor J. C. Hunter. É uma importante qualidade de caráter que um líder servidor pode possuir, é possível quando há boa vontade e compromisso. Os melhores líderes servidores são aqueles que cumprem os compromissos que assumem. Pois são eles que exigem empenho pela melhoria contínua pessoal e organizacional.
Compromisso exige uma relação de lealdade com sua equipe, especialmente quando surgem falhas ou quando alguém precisa de sua ajuda. Compromisso é ter coragem moral de fazer a coisa certa, independentemente de relações de amizade ou outras alianças, mesmo que seja impopular ou implique risco pessoal.
Sobre gentileza e responsabilidade
A GENTILEZA e a honestidade são áreas em que os lideres mais perdem o equilíbrio.
George Washington declarava a importância das boas maneiras no desenvolvimento pessoal e na liderança dizendo: “Ate aonde você vai na vida depende de ser terno com os jovens, compadecido com os idosos, simpático com os esforçados e tolerante com os fracos e fortes. Porque em algum momento na vida você vai descobrir que já foi tudo isso”.
A maior oportunidade que temos todos os dias de sermos atenciosos com os outros e a maneira como decidimos ouvi-los. Você é um bom ouvinte? Muitas pessoas acham que são, mas a realidade é que a maioria, quando se dá ao trabalho de escutar, o faz de uma maneira seletiva.
Há um velho ditado, segundo o qual tudo o que o líder faz sinaliza uma “mensagem” para os outros. Pense na qualidade de oportunidades que temos todos os dias de enviar “recados” gentis às pessoas pelo simples ato de oferecermos para escutá-las.
Ouvir alguém não significa que você concorda com o que foi dito, mas que está interessado em compreender suas motivações. As habilidades de escuta são cruciais no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.
Esqueça a necessidade de ser interessante e procure se mostrar interessado. Funciona como poderosa arma de construção de relacionamento.
A RESPONSABILIDADE é saber quais são os limites e as expectativas, e ser responsável pelas ações e comportamentos.
Há muita coisa em jogo, quando falta responsabilidade. Portanto, pense nas mensagens desfavoráveis que são enviadas a todos que observam a falta de compromisso com a excelência e o fracasso em fazer as coisas certas.
O treinamento, ou disciplina, é importante porque demonstra que o líder se importa com as pessoas e que deseja que sejam as melhores que puderem ser – é para isso que o líder assume a liderança de uma organização, esta é a sua responsabilidade ao liderar as pessoas.
Disciplina é uma palavra cuja raiz vem de discípulo, que é aquele que recebe ensinamento ou treinamento. Para converter as pessoas em “Discípulas” basta identificar as diferenças de desempenho entre padrões fixados e o resultado real e desenvolver um plano que elimine essas diferenças. Lembre-se que disciplinar não punir e humilhar as pessoas. O objetivo é levá-las para o caminho certo, ajudando-as a se tornarem melhores.
Liderança servidora e amor.
Liderança servidora e cumprir com metas não são coisas que se excluam mutuamente. O objetivo é realizar o trabalho ao mesmo tempo em que desenvolve relacionamentos. Os líderes eficazes são capazes de lidar com as ambigüidades inerentes à gerência, é o que fazemos, e liderar pessoas, o líder é o que somos.
Ao desenvolver uma relação de influência (autoridade) com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes. O maior líder é o maior servidor, o mais dedicado a atender às necessidades dos outros.
O esforço exigido para ser um líder servidor é enorme, mas a realidade mostra que basta determinação para chegar lá. Conhecimento intelectual não é suficiente e tem pouco calor quando não é colocado em pratica.
A liderança começa com uma opção, que é feita quando nos alistamos para líderes. Quando a liderança opta por fazer a coisa certa, dia a dia, hora a hora, isso acaba se tornando um hábito. Por “fazer a coisa certa”, entenda ser paciente, gentil, humilde, respeitoso, altruísta, honesto, dedicado e responsável. Esses princípios são indispensáveis, além de revelarem também as qualidades de AMOR, LIDERANÇA E CARÁTER.
Resumo: Pr. Ozéas Dias Gomes
Bibliografia - Como Se Tornar um Líder Servidor. James C. Hunter. p. 9 a 72
Resumo: Pr. Ozéas Dias Gomes
Bibliografia - Como Se Tornar um Líder Servidor. James C. Hunter. p. 9 a 72
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