Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PARA QUEM VOU PASSAR O BASTÃO DA LIDERANÇA?

O Bastão em Sua Mão

Imagine-se em uma corrida de revezamento. Para vencer, você que precisa correr bem, e faz isso. Você corre com muita velocidade, dando tudo de si. Ao se aproximar do final do percurso, você se sente orgulhoso. Depois da curva seguinte, você avista o outro corredor de sua equipe. Ele está na posição, com a mão estendida, pronto para receber o bastão. Você correu bem, mas a sua participação não está concluída. Você precisa passar o bastão. Para vencer a prova, você precisa passar o bastão - e tem de passar direito!

Agora, voltemos à realidade. Se você é líder em uma igreja local, está em uma corrida de revezamento. Cerca de dois mil anos atrás Jesus passou o bastão para os seus discipulos. Ele lhes deu a missão da Igreja e eles carreram bem. Tão importante quanto fazer uma boa corrida, era passar o bastão para outros. Como ´Timóteo, por exemplo, que recebeu o bastão das mãos de Paulo e entendeu que sua tarefa era procurar outros a quem passar o mesmo bastão.

Ao longo dos séculos esse bastão tem sido passado de Jesus para os discipulos e para outros e para outros. Em certo momento, um líder confiou em você o suficiente para lhe passar o bastão da liderança. Agora você está segurando o bastão. A missão de Deus, a missão da igreja local está nas suas mãos. Você consegue enxergar, com os olhos da imaginação, o bastão diante de você neste exato momento? Se puder, repare nas marcas de dedos nele - são as marcas dos dedos daquele que passou o bastão para você e dos dedos daqueles que passaram para ele. e por baixo de todas essas marcas de dedos, estão as marcas dos dedos de Jesus. Agora é a sua vez de passar o bastão para outros lideres que estão surgindo, que darão continuidade à corrida.

Disse Jesus: "Vão e façam discipulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.19).

Os discipulos imediatamente se puseram a trabalhar e o livro de Atos registra como eles desempenharam a tarefa. Em cada cidade, naquilo que alguns chamam de "Os quarto 'E' do Ciclo Paulino", as equipes apostólicas repetiam o mesmo padrão:

1. Evangelizar - Eles pregavam o evangelho e reuniam os convertidos em igrejas locais.
2. Estabelecer - Eles fundamentavam os novos crentes nas verdades essenciais da fé.
3. Equipar - Eles indicavam e equipavam líderes devotos para guiar e ensinar a igreja.
4. Expandir - As igrejas enviavam outros para pregar a mensagem e iniciar novas igrejas.

Quando damos a cada líder um bastão, podemos identificar uma variedade maior de futuros líderes.

QUEM VAI ME SUCEDER? PARA QUEM VOU PASSAR O BASTÃO DA LIDERANÇA?

A sucessão é uma tarefa de grande responsabilidade, o líder precisa ter clareza para quem ele vai passar o bastão da sua liderança.

O líder que tem compromisso conhece as pessoas do seu grupo, quais são os potenciais e quais são as limitações de cada uma delas; precisa preparar a sucessão colocando na liderança do grupo um líder com maturidade suficiente que não comprometa a continuidade dos trabalhos da sua organização ou igreja.

Seu sucessor precisará ser alguém:

1. Que tenha estilo de liderança que se identifica com as pessoas do grupo que vai liderar.
2. Que esteja preparado estabelecer um bom relacionamento com os seus futuros liderados.
3. Que seja uma pessoa moralmente equipada.

Considerando a liderança de um grupo cristão é necessário que este líder tenha uma vida cristã irrepreensível. Em se tratando de igreja, é necessário considerar se o líder que está sendo preparado para a sucessão da sua liderança está perfeitamente identificado com a doutrina e os princípios que a igreja observa.

Como aquele que corre em uma corrida de revezamento precisa estar bem treinado para que possa concluir todas as fases sem deixar o bastão cair. O novo líder precisa ser treinado por você até chegar à hora que ele vai ocupar o seu lugar.

Quem são os lideres mais comprometidos em sua igreja, e como você vai desenvolve-lo?

Treinar é prover o preparo do novo líder para desempenhar a função:

1. Investir tempo para interagir com o seu sucessor e falar sobre os objetivos do grupo.
2. Permitir ao seu sucessor assumir as decisões que serão implementadas no grupo.
3. Dar toda informação possível sobre a formação, estrutura e funcionamento do grupo.
4. Acompanhar as tarefas iniciais do seu sucessor e orienta-lo no que for necessário.
5. Encorajar o seu sucessor a buscar capacitação para desempenhar bem a sua liderança junto ao grupo.
6. Orar e amar o seu sucessor para que tenha êxito na continuidade das atividades do grupo.

Identificar pessoas com capacidade de liderança e prepará-las é uma tarefa gratificante e muito positiva para continuidade das atividades do grupo de pessoas que fazem parte da instituição.

Mentorear, acompanhar os atuais e futuros líderes é essencial, e não opcional!

Resumo: Pr. Ozéas Dias Gomes.


Bibliografia - FORMAN. Rowland. JONES. Jeff. MILLER. Bruce. O Bastão da Liderança. Editora Esperança. Curitiba. Paraná. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"