Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SER AUTÊNTICO NA PRATICA DA LIDERANÇA

Transformando-se em um líder autêntico.

Os estilos de liderança existem, mas precisam ser moldado à autenticidade de cada líder. A qualidade do líder é SER ELE MESMO, autêntico sob qualquer ponto de vista. O caráter determina a autenticidade do líder ao desenvolver a sua liderança. 

O líder autêntico deseja intensamente servir aos outros com sua liderança. Estão mais interessados em delegar aos liderados para que estes façam a diferença. Eles se deixam conduzir tanto pelas qualidades do coração, como paixão e compaixão, quanto pelas qualidades intelectuais.

Líderes autênticos desenvolvem o dom natural da sua liderança para tornarem-se plenamente gestores excepcionais.

O líder autêntico está ciente de seus pontos fracos. Para ser fiel aos valores que defende como princípio da sua liderança, significa que o líder precisa aceitar suas falhas tão bem quanto seus pontos fortes. Aceitar seu lado obscuro é parte essencial para sua autenticidade. A dificuldade aparece quando líderes ansiosos pela aprovação dos outros tentam esconder suas deficiências e sufocar sua autenticidade para conquistar a consideração e a admiração de seus liderados.

O líder autêntico tem diante de si cinco principais dimensões, características que os líderes verdadeiros devem desenvolver. São as seguintes:

1. Compreensão de seu valores e objetivos.
2. Prática de válores sólidos.
3. Lidernça com o coração.
4. Estabelecimento de relacionamento firmes.
5. Demonstração de autodiciplina.

A compreensão de seus objetivos. O líder precisa essencialmente responder à seguinte questão: "LIDERANÇA COM QUE OBJETIVO?" Se lhe faltam objetivos ao liderar, por que alguém iria querer segui-lo?

Pratica de valores sólidos. Líderes se definem por seus valores e seu caráter. Os valores de um líder autêntico são forjados por crenças pessoais e desenvolvidos com estudo, introspecção e aconselhamento. Além de uma vida inteira de experiência. Esses valores definem sua orientação moral.

Liderança com o coração. Quando os liderados acreditam que seu trabalho tem um objetivo mais profundo, os resultados superam em muito os daqueles que usam somente seus corpos e mentes. Isso se tranforma em vantagem competitiva para a organização. As pessoas bem intensionadas são possuidoras de "UM GRANDE CORAÇÃO". Geralmente elas são abertas e deejosas de compartilhar integralmente com seus líderes, além de serem pessoas genuinamente interessadas em seus líderes.

Estabeleça relacionamentos firmes. "Relacionamento é o espelho no qual nos vemos como somos" (Khis). A capacidade de desenvolver relacionamento próximos e duradouros é essencial em um líder. Muitos líderes temem expor suas fraquezas e vulneralidades. Então criam distância dos liderados e uma sensação de indiferença. Isso compromente a autenticidade do líder.

Demonstração de autodisciplina. É uma característica essencial do líder autêntico. Sem ela é impossível ganhar o respeito dos seguidores. É fácil dizer que alguém tem bons valores, mas se falta disciplina torna-se difícil convertê-los em ações consistentes. A falta de disciplina é uma desculpa vazia. Líderes autênticos sabem que para ser bem sucedido requer um alto grau de coerente autodisciplina.

A TRANSFORMAÇÃO DOS LIDERES

Alguns lideres evitam experiências e desafios que relamente representem um teste para eles.

A maneira de se tornar um líder autêntico não é se concentrar em si, mas na caminhada, onde possa encontrar seu próprio jeito de ser e a motivação para o trabalho de toda a existência.

O líder precisa ter uma vigorosa fé. Sejam suas experiências boas ou ruins, devem servir para fortalecer sua convicção adquirida ao longo da sua caminhada. Porque Deus há de guiar e ajudar a cada líder na sua superação de todas as dificuldades que possa encontrar.

Desenvolvendo-se como um líder autêntico. Para cada uma das cincos dimensões vistas à cima é exigida uma qualidade que os líderes sejam efetivos.

1. Objetivos - paixão
2. Valores - comportamento
3. Coração - compaixão
4. Relacionamentos - conectividade
5. Autodisciplina - consistência

Paixão por seus objetivos. Se desenvolve quando o líder está altamente motivado  por seu trabalho, pois acredita em seu valor intríseco e pode obter o máximo efeito usando suas habilidades.

Comportamento diante dos valores. É exigido do líder fidelidade. Ao encontrar o objetivo que desperta sua paixão, o líder terá então de testar seus valores nas experiências que hão de circular em torno da sua atividade de liderança, muitas vezes são experiências cruciais que serão confrontadas com os princípios, valores e convicções do líder. É neste momento que a fidelidade do líder é comprovada.

Compaixão precisa ser uma qualidade desenvolvida no líder autêntico. Não há como liderar sem compaixão. São as exepriêcnia de vida de um líder que abre seu coração à compaixão pelos mais difíceis desafios que as pessoas são confrontadas durante sua caminhada.

Desenvolvem-se a compaixão por meio de relacionamentos mais profundos com a família, amigos, colegas de trabalho ou de equipe, e atuando como mentores. Com a interação formadas pela colaboração e pelo compartilhamento, pessoas passam a acreditar em seus líderes e segui-los.

O coração do líder se desenvolve significativamente a partir do seu caminho aberto a todas as experiÊncias de vida. Significa estar em contato com o mais profundo de seu ser e mostrar-se verdadeiro consigo mesmo.

Conectividadade nos relacionamentos. É a forma de contstruir relações duradouras e compartilhamento do propósito de trabalho conjutamente em prol de um objetivo comum.

Todo mundo tem uma história de vida para dividir com o outro, se o líder estiver aberto para ouvir e participar. É compartilhando suas histórias de vida que o líder desenvolverá confiança e intimidade como os membros da sua equipe.

Outra forma de construir conectividade, e além disso, para aliviar a ansiedade. É conversar: com a esposa, com os filhos, com os amigos. E ainda ocupar-se com atividades conjuntas de oração, celebração, rir com os amigos, assistir filmes acompanhado com os membros da sua equipe, ir a eventos esportivos e convidar outras pessoas para ir com você.

Consistência através da autodisciplina. Líderes autênticos comportam-se com coerência e autodisciplina. Deve aprender a lidar com qualquer tipo de pressão e a permanecer frio e calmo. Para manejar desafios inesperados é necessário estar no auge de sua condição. Lideres precisam ter hábitos consistentes para manter suas mentes afiadas e seus corpos em forma.

Desenvolver as qualidades de um líder autêntico: objetivos, comportamento, compaixão, conectividade, coerência. Representa muitos anos de jornada pelas experiêcnias de vida. É um processo para toda a vida. Tornar-se um líder autêntico envolve muitos anos de trabalho duro, por vezes alguma dor e sofrimento, e a sabedoria que vem para experimentar a vida em sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"