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domingo, 14 de novembro de 2010

OUVIR E COMUNICAR

O Líder Ouve o que Seus Liderados Dizem
Sou um líder que sabe escutar ou só gosto de dominar? Pergunta o Autor do Livro a Arte de Influenciar Pessoas: John Maxwell. E destaca o texto da Palavra de Deus registrada na 1ª Carta de Pedro 5:2-3, instruções para não ser dominador.

"Quando alguém só se preocupa em dizer aos outros o que fazer sem dar ouvidos ao que eles têm a dizer falta equilíbrio à sua liderança" (John Maxwell).

Ouvir. As pessoas desejam “falar e ser ouvida”. E o líder que não está pronto para ouvir, perde a oportunidade de ouvir e conhecer as necessidades dos membros de sua equipe.

Ouvir é permitir a livre expressão de idéias e teorias mesmo que elas sejam opostas as nossas, é contribuir para a construção do conhecimento das pessoas e efetiva realização da equipe.

O líder que tem compromisso desenvolve a habilidade de ouvir as pessoas, tem oportunidade de demonstrar interesse na história da pessoa que está sendo escutada pelo líder, é ter contato com a experiência vivenciada pelo seu liderado, é quando se percebe a necessidade de firmar ou reafirmar relacionamentos.

As pessoas se aproximam mais do líder esperando que ele tenha disposição para ouvir com atenção, suas posições ou até mesmo suas reclamações. Quando um membro da equipe precisa de ajuda ele vai ao seu líder certo que ele está preparado e capacitado para ouvi-lo, e que o ouça sem preconceitos ou interrupções. Para ouvir de verdade é necessário fazer da sua liderança uma porta aberta aos seus liderados para que possam entrar, e estabelecer um forte relacionamento.

Ouvir com resultados significa adotar atitudes para aumentar o poder de retenção do líder:

Adote uma agendapara evitar os imprevistos de pessoas que chegam em momentos que o líder tem alguma dificuldade para atender, é interessante que adote uma agenda para marcar dia, hora e tempo que terá disponibilidade para ouvi-lo. Mas isto não significa deixar de ouvir uma pessoa que inesperadamente precise falar com o seu líder.

Encontre o ponto de interesseouvir sem interesse pode resultar em postura crítica. O líder precisa conversar com seu liderado e para que a comunicação seja produtiva é necessário se adotar as seguintes observações: Quais as informações que estão sendo ditas, são realmente importantes? Há algo que pode trazer novos conhecimentos? Não será essa uma oportunidade de conhecer melhor o seu liderado?

Enfatize o conteúdo e não a formaas atitudes de quem fala, a voz às vezes agressiva, a gesticulação, e a postura podem comprometer a capacidade de retenção do ouvinte. Neste caso é necessário ter consciência que o interessante é o conteúdo e não a forma como a pessoa usa para se expressar.

Evite exagerado entusiasmoalgumas pessoas são capazes de falar com palavras envolventes que o ouvinte pode incorrer numa avaliação extremamente positiva, e quando novas informações surgem rapidamente produzem decepções, o importante é ter cautela quando se está ouvindo alguma pessoa, evitar exagerado entusiasmo.

Entenda o que a pessoa quer falarpara entender o que se está ouvindo é necessário ater-se aos pontos de interesse, procurar ouvir e compreender o significado da atenção que o ouvinte mostra a pessoa que deseja falar. O segredo da atenção está em neutralizar o que pode ser chamado de “ruído interno”, como abordaremos mais adiante.

Tenha paciênciaa mente é capaz de ouvir mais informações do que a velocidade da fala e esse tempo ocioso é capaz de produzir impaciência no ouvinte. Importante aqui é utilizar esse tempo diferencial para intensificar a compreensão, elaborar relações com as informações armazenadas na memória. Para assim com os resultados obtidos melhorar o processo de escuta e torná-la mais eficaz.

Evite reações imediatasé importante elaborar o que está se ouvindo ao invés de dar respostas imediatas sejam elas concordando ou descordando. As respostas precisam ser construtivas e criativas, para tanto é necessário utilizar o tempo que se esta ouvindo a pessoa e apresentar-lhe alternativas que ajudem na sua tomada de posições.

Controle as emoções não significa inibir as emoções, mas deixar que ela aconteça de forma natural. Quando o que se está ouvido fere conceitos próprios, e valores preconizados, atacam pontos vitais da emoção. É importante que esses pontos sejam identificados e bem administrados para que não interrompam a compreensão e o interagir por parte do ouvinte. Afim de que informações importantes não sejam perdidas.

Focalize o interlocutor olhar atentamente favorece a recepção e valoriza a pessoa que fala. Olhar para pessoa que fala ajuda perceber efetivamente o conteúdo do que o interlocutor está transmitindo com a sua fala. Olhar ajuda perceber a mensagem não verbalizada, que pode ser um gesto, uma reação corporal, e essas reações podem ser muito importantes para o resultado final da conversa.

Reflita o conteúdo da fala do interlocutorisso demonstra para pessoa que fala, que você está identificado com as suas necessidades. Que você está indo ao encontro do entendimento das palavras ditas pelo interlocutor. A forma de manifestar sua reflexão é usando pequenas interferências com frases como: Você disse que..., Isso significa que..., Poderíamos ajudar você se..., O resultado que você espera é... É sempre importante permitir que o interlocutor finalize seus pensamentos para não comprometer o entendimento da mensagem.

Manifeste o retorno à mensagem recebida do interlocutorsignifica dar uma resposta o que normalmente é chamado de feedback, um gesto com a cabeça que se traduza por concordância ou até mesmo o gesto de não concordar é um retorno não verbal que se dá ao interlocutor pode ser muito útil. Dar retorno sem a intenção de agradar ou seduzir é sempre uma forma ativa de ouvir e participar da comunicação. Outra forma de manifestar retorno é usar a técnica de parafrasear o interlocutor que permite perceber a clareza da fala do interlocutor e neutraliza a possibilidade de desentendimento que ocorrem às vezes na comunicação. Nesse caso use as seguintes expressões: Eu estou entendendo que..., O que você quis dizer com..., Se eu sintetizasse sua fala eu...


O Líder Sabe Comunicar com Clareza

Comunicar. É a emissão e recepção de uma mensagem que envolve duas pessoas respectivamente, a que transmite e q que recebe que acontece através de um processo básico.

Comunicar é levar conhecimento para outras pessoas.

O líder precisa comunicar com clareza, para que o liderado entenda e coloque em pratica a sua orientação.

A comunicação obedece a um processo básico onde são identificados:
- O emissor - quem transmite a mensagem.
- A mensagem - conteúdo da comunicação.
- O canal - a forma da comunicação.
- O código - o conjunto de sinais e símbolos usados para transmitir a mensagem.
- O receptor - quem recebe a mensagem.
- O feedback – o retorno, ou também chamado de retroalimentação, que é a resposta do interlocutor.

Para fazer uma boa comunicação:

Planeje sua comunicaçãouse adequadamente as palavras. Ao transmitir uma mensagem ela precisa ser compreendida pelo receptor.

Use meio mais adequado use forma de comunicação que seja do domínio do receptor. Selecione as comunicações que realmente serão úteis, evite assuntos que são dispensáveis para o conteúdo da comunicação que está sendo feita.

Use linguagem que são do vocabulário do seu publico alvo principalmente quando se deseja usar expressões que são típicas da região é necessário conhecer antecipadamente o seu significado.

Comunique um assunto de cada vez principalmente se você vai usar comunicação através de cartazes, panfletos, etc. é apropriado abordar um assunto somente.

Use exemplos, sempre que a comunicação lhe possibilite pedagogicamente os exemplos ajudam no esclarecimento da mensagem.

Verifique se a mensagem foi compreendida sempre ao concluir a comunicação é importante avaliar o retorno do seu publico para atestar se a mensagem foi compreendida.

Comunique assuntos que sejam de interesse de todo o seu publico os assuntos de interesse de uma determinada pessoa da organização devem ser comunicados diretamente a ela.

As Formas de Comunicação

As comunicações podem ser verbais ou sem verbalização. Quando o emissor faz opção pela comunicação verbal ela pode ser apresentada tanto na forma oral como na escrita. As comunicações não verbais podem ser apresentadas de cinco formas diferentes: A mímica que são em geral através de gestos com as mãos. Pela maneira de se olhar às pessoas em um grupo ou em uma reunião pode se dizer alguma coisa. A posição do corpo também pode ser entendida como comunicação não verbal, por exemplo, se a pessoa está em estado cansaço normalmente o corpo fica na posição curvado. Os símbolos são forma de comunicação não oral no caso podemos citar a Ceia do Senhor que transmite a mensagem da Crucificação de Cristo para salvação do pecador.   

Ruídos na Comunicação.

São também chamadas de “barreiras na comunicação”. São elementos que comprometem o significado da mensagem, e interrompe o sentido correto da comunicação que se quer transmitir:
- Quando a pessoa que comunica já tem opinião a respeito do assunto, podem fazer com que a pessoa ouça apenas o que lhe interessa.
- Quando a pessoa quer chamar atenção para si, não conseguem aceitar o pensamento das outras porque já está convencida que apenas o que ela pensa é o correto.
- Quando a pessoa é preconceituosa, preconceitos do tipo, nacionalidade, religião, questão social, cor da pele, etc. podem impedir que o receptor ouça a mensagem e muito menos a entenda.
- Quando a pessoa está determinada a competir com outras, rejeitam todo o tipo de comunicação vinda de alguém que esteja acima da sua posição.
- Quando uma pessoa projeta naquele que comunica outra pessoa que o receptor tem alguma dificuldade, isto acontece principalmente quando aquele que está comunicando tem aparência física com tal pessoa rejeitada pelo receptor.

Os líderes à medida que identifica essas ou outras barreiras que possam impedir o processo de comunicação entre as pessoas da sua equipe deve trabalhar para eliminá-las.

Pr. Ozéas Dias Gomes

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