Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

sábado, 13 de novembro de 2010

A ARTE DE INFLUENCIAR PESSOAS


O que me aproxima das pessoas?

As qualidades que gostamos de ver nos outros.

A Base da vida é gente, e côo uma pessoa se relaciona com a outra. O sucesso, a realização pessoal e felicidade dependem de nossa capacidade efetiva de relacionamento. A melhor maneira de se tornar uma pessoa magnética é desenvolver qualidades que também sejam atraentes.

Alguns princípios que dizem a respeito dos relacionamentos que influenciam:

Estamos sempre prontos para atender às necessidades das outras pessoas?
O que fazemos diante dos problemas: Fugimos deles ou enfrentamos?
Costumamos falar mais sobre as coisas positivas ou as negativas?
Concedemos às pessoas o benefício da dúvida ou nossa tendência é presumir o pior?

Quase no fim do Sermão da Montanha Jesus resumiu uma série de reflexões profundas sobre comportamento humano numa frase: “Assim, em tudo, façam aos outros, o que vocês querem que lhes façam”. Mateus 7:12.

Cinco maneiras como você gosta de ser tratado:

Você deseja que as pessoas o incentivem. As pessoas precisam de estímulos.
Você deseja que as pessoas reconheçam seu valor. Não devemos subestimar o valor de ninguém. Não tente tirar vantagens das pessoas.
Você deseja que as pessoas o perdoem. Quase todos os problemas emocionais e o estresse são resultados de conflitos não resolvidos. As pessoas que acham difícil perdoar não vêem a si mesmas de maneira realista. É muito comum as pessoas esperarem muito tempo para perdoar as outras. O perdão deve ser concedido de forma rápida e integral.
Você deseja que as pessoas ouçam o que tem a dizer. Se não formarem o hábito de ouvir, com atenção e inteligência, não terão como dispor dos dados de que precisam, e as pessoas não confiarão em suas decisões.
Você deseja que as pessoas o compreendam. Como você se sente quando não é compreendido? Que tipo de sentimento surge em seu coração? Solidão? Frustração? Decepção? Ressentimento? São sentimentos comuns quando uma pessoa não é compreendida.

Para desenvolver as qualidades que admiramos nos outros:

A palavra menos importante – EU – exige o menor esforço.
A palavra mais importante – NÓS – relacionamento – exige o maior esforço.
As duas palavras mais importantes – MUITO OBRIGADO – reconhecimento.
As três palavras mais importantes – TUDO ESTÁ PERDOADO – perdão.
As quatro palavras mais importantes – QUAL É A SUA OPINIÃO? – saber ouvir.
As cinco palavras mais importantes – VOCÊ FEZ UM ÓTIMO TRABALHO – incentivo.
As seis palavras mais importantes – EU GOSTARIA DE CONHECER VOCÊ MELHOR – compreensão.

O que aproxima as pessoas de mim?

O que elas gostam em você, e por quê.

O líder precisa possuir características especiais que faz as pessoas serem atraídas por suas personalidades arrebatadoras. Precisa ser carismático: Habilidade que faz com que um indivíduo  vaçadoras. atras outrosdesperte imediata aprovação e a simpatia das massas.

A palavra CARISMA num acróstico define as características mais notáveis em uma pessoa carismática:

C – uidado
A – ção
R – esultados
I – nfluência
S – ensibilidade
M – otivação
A – firmação

Todas as pessoas que se preocupa com os outros e deseja desenvolver habilidades relacionais é capaz de assimilar os traços mencionados no acróstico.

Cuidados: a capacidade de demonstrar zelo. É a capacidade de demonstrar preocupação com as necessidades e os interesses mais profundos das outras pessoas.

Ação: a capacidade de fazer as coisas acontecer. Há sempre alguma coisa empolgante acontecendo na vida de uma pessoa carismática.

Resultados: a capacidade de produzir. É a capacidade de vencer, como também de fazer questão que outras pessoas sejam vencedoras. Com isso, tornam-se produtivas.

Influenciar: a capacidade de liderar. Liderança é sinônimo de Influência. Se uma coisa nova, empolgante e interessante acontece em na vida do líder, o desejo dele é de compartilhar. Ao fazer isso, influencia os liderados, que farão questão de seguir sua liderança.

Sensibilidade: a capacidade de sentir e reagir. É saber tirar proveito do ritmo, do clima e do espírito de qualquer situação. A pessoa que influencia sabe como reagir e se expressar diante das situações.

Motivação: a capacidade de cultivar esperança. As pessoas tendem se sentirem mais positivas quando seguem uma liderança que cultiva esperança.

Afirmação: a capacidade de construir. Atitude de afirmação atrairá pessoas, como também ajudará a desempenhar um papel importante no desenvolvimento dessas pessoas.

Como demonstrar autoconfiança diante das pessoas.

Saiba como se sentir à vontade na presença delas.

Se há uma qualidade que pode levar uma pessoa a ser bem sucedida em motivar as pessoas ou convence-las a seguir sua liderança, ela se chama autoconfiança.

Por que é preciso ter autoconfiança? A autoconfiança gera estabilidade, é a mesma coisa que satisfação pessoal.

A autoconfiança ajuda você a liderar. Ajuda o líder a acreditar nos outros. Um líder confiante é aquele que produz mudanças positivas nas pessoas.

Como se tornar uma pessoa confiante? Quando o líder  se ver à luz das ações de Deus a seu favor, imediatamente começa a se tornar uma pessoa mais confiante.

O que fazer com a autoconfiança? A autoconfiança pode gerar no líder o impulso do qual ele precisa para se tornar na pessoa que Deus lhe criou para ser.

Como se tornar um exemplo que outros desejam seguir.

Desenvolva as qualidades de um líder eficaz.

Embora os líderes nunca alcancem à condição de líder renomado, cada um possui alguma área de influência. Sendo assim deve se esforçar para ser o mais eficaz possível.

O líder eficaz deve sentir-se vocacionado. Como discernir esse chamado divino à liderança? Um sinal é este: gente vocacionada é perseverante, ou seja, não desiste!

O líder eficaz deve ser capaz de se comunicar. É a capacidade de comunicar visualmente sua mensagem às pessoas. Líderes bons comunicadores são capazes de demonstrar que confiam muito nas pessoas de sua equipe.

O líder eficaz é criativo ao enfrentar as dificuldades. Dificuldade são comuns a qualquer liderança. A capacidade de encontra soluções criativas para elas é que determina o sucesso ou o fracasso em cada situação. O segredo é usar a crise como oportunidade para mudança.

O líder eficaz é generoso.  Líderes genuínos tem algo a oferecer, e o fazem com liberalidade. 

Um líder eficaz age com coerência. Um líder deve demonstrar coerência em três áreas: no trato com as pessoas, isso proporciona segurança. Nos princípios, isso proporciona um rumo. E no projetos, isso estimula a disposição.

Motivação como fator de desenvolvimento pessoal

Desenvolva a arte de fazer aflorar o melhor das pessoas.

Em que da vida uma pessoa aprende a ser persuasiva? Quando passa a dominar a arte refinada de convencer as demais de que aquilo que é bom para ela é bom para os outros.

Saiba exatamente aonde você quer chegar. Antes de tentar persuadir as pessoas a respeito de qualquer coisa precisa estabelecer o alvo com precisão.

Alvos necessitam de metas. Para trabalhar no estabelecimento e na perseguição de metas, tenha em mente esses cinco "C":

Considere a questão. Que tipo de reação se deseja?
Credibilidade. Que devo fazer para provocar essa reação?
Conteúdo. Que devo dizer para provocar essa reação?
Convicção. Como devo dizer isso?
Conclusão. Que etapas são necessários para provocar a reação desejada?

Coloque-se na situação da outra pessoa. Não persuadir ninguém a partir de nosso ponto de vista, mas quando assimilamos a perspectiva da outra pessoa.

"Deve-se pensar cada detalhe usando a escala de valores do cliente, não a sua" (Hopkins)

Exponha logo os problemas. Sempre enfrente os problemas. Com isso, estabelecerá uma base de confiança, necessária em qualquer relacionamento.

Esteja preparado para correr risco. Você precisa arriscar o pescoço e assumir compromissos que podem custar alguma coisa.
Invoque a visão mais ampla. As pessoas bem intencionadas querem fazer a coisa certa. É sua função, como agente de persuasão, fazê-las entender os valores humanos representados por seu ponto de vista.

Saiba quando parar. A principal razão pela qual muitas pessoas perdem discussões não é por estarem erradas, mas por não saberem quando parar. Há um momento no qual você expôs todas as questões a seu favor e se expressou da melhor maneira possível. Se insistir demais, não conseguirá nada além de alimentar a resistência da pessoa a quem tenta persuadir.

Defenda sua questão com entusiasmo. De vez em quando é possível que você tenha de lidar com uma questão sobre a qual sabe que está certo, mas nenhuma de suas técnicas de persuasão pode demover seus opositores. DEMOSNTRE ENTUSIASMO!

Alguém em que as pessoas podem confiar.

Faça da integridade elemento fundamental de seus relacionamentos.

Ensinar os outros a fazer a coisa certa é maravilhoso. Fazer a coisa certa é ainda melhor. Pode ser que dê mais trabalho para ensinar, mas é uma maneira bem fácil de aprender.

Incentivo gera crescimento. O incentivo tem o mesmo poder da chuva fina nas plantas: garante crescimento sólido.

Acredite nas pessoas. Espere que cada vez mais das pessoas acreditando no que podem oferecer de melhor.

Ajude os outros a alcançar o sucesso. Demonstre confiança nas outras pessoas ajudando-as a ser bem sucedidas.

Capacite as pessoas para continuarem crescendo. "Dê a um homem um peixe, e ele come por um dia. Ensine-o a pescar e ele nunca terá fome". Em outras palavras, se você quer ajudar alguém, não ofereça um peixe, mas caniço, linha e anzol. Esse princípio se aplica à questão do crescimento pessoal.
Resumo: Pr. Ozéas Dias Gomes
Bibliografia: A Arte de Influciar Pessoas - J. Maxuwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua passagem por este blog.
Espero ter acrescentado e contribuído com você através dos temas aqui abordados.
Faça o seu comentário. Siga e recomende o blog.
Veja também a página de "LÍDERES QUE APRENDEM"