A Construção da Organização Autêntica.
O que faz uma organização ser autêntica? Ela é guiada por uma visão e uma missão e pratica um conjunto de valores. Ela capacita os membros da equipe para atender os "clientes" prestando-lhes serviços de qualidade superior.
Existem cinco características de uma organização autêntica, equivalentes às cincos dimensões de um líder autêntico.
1. Objetivo - missão e visão
2. Valores - conjuntos de praticas coerentes da organização
3. Coração - capacitação dos membros da equipe para servir aos "clientes".
4. Relacionamentos - organização duradoura e compromissada.
5. Autodisciplina - resultados planejados que interessam a todos da organização.
Quando um líder autêntico administra uma organização, ocorre uma integração entre ambos, a qual lhes permite crescer na interação que desenvolvem. Portanto os lideres são influciados por suas organizações e crescem com a experiência de dar-lhes forma. A interação com a organização os torna mais efetivos em seus papeis. Por sua vez, a organização vai se moldando de acordo com seus dirigentes.
Missões motivam. Lideres autênticos sabem que somente seguindo uma missão com paixão e compromisso é que conseguem gerar valores sustentáveis na organização. E os liderados conversam frequentemente sobre a missão.
Valores não mentem. Organizações autênticas valorizam a importência da admiistração correta dos interesses das pessoas com as quais se relacionam: membros da equipe e clientes. A medida do seu sucesso é quanto conseguem atender das necessidades e os desejos desses envolvidos. Para implantar efetivamente os valores em uma organização, deve-se começar pelos líderes. Eles é que devem servir de padrão de comportamento para os membros da equipe em uma organização.
Equipe capacitada para servir aos clientes. Alcançar e sustentar um alto nível de prestação de serviços requer atenção constante e alinhamento dos interesses dos membros da equipe com as necessidades dos clientes. A organização deve efetivamente capacitar sua equipe para prestação de serviço aos clientes. Essa deve ser a meta maior da organização: desencadear nos membros da equipe a paixão e prepará-los para usar a alma no servir.
A construção dos relacionamentos geram organizações duradoura e comprometida. A força da organização precisa estar em todos os níveis e em todas as áreas de sua atuação para que haja estabilidade e excepcional reputação e consistência que são próprias às organizações duradouras e comprometidas. Daí é preciso haver esforço efetivo de todos os escalões da oraganização na construção dos seus relacionamentos.
Resultados planejados indicam a autodisciplina da organização. O sucesso de um gestor é medido pelos resultados obtidos para a organização e grupos de interesse. Os esforços do gestor, para alcançar os resultados planejados são possvies a partir da autodisciplina nas suas ações.
Como líder, você tem a trefa de engajar o coração daqueles a quem você serve e alinhar os interesses deles com os interesses da organização que você dirige. Engajar o coração dos outros requer um senso de propósito e um entnedimento de onde você está indo. Quando encontrar esse alinhamento especial, você e sua equipe terão o poder de mover montanhas.
Líderes e Organizações Autênticos:
Ser motivado por sua missão, não pelo dinheiro.
Ser fiel aos seus valores, não ao seu ego.
Conectar-se com os outros pelo coração, não pela aparência deles.
Existir com tal disciplina, e serem reconhecidos por todos que se relacionam com o líder, e com a organização: Equipes e clientes.
Resumo: Pr. Ozéas Dias Gomes.
Bibliografia. LIDERANÇA AUTÊNTICA. Bill Georde. Gente Editora. 2009. Páginas 11 a 45
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