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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIÇÕES RÁPIDAS PARA SUA LIDERANÇA II

LIDERANÇA

"Ser um líder é estar acordado, alerta e insastifeito o tempo todo"
Peter Kpestenbaum. Professor e consultor.

A diferença entre gerentes e líderes
"O gerente apenas administra; o líder inova.
O gerente é um cópia; o líder é um original.
O gerente mantém; o líder desenvolve.
O gerente aceita a realidade; o líder a investiga.
O gerente concentra-se apenas em sistemas e estrutura; o líder enfoca as pessoas.
O gerente depende de controle; o líder inspira confiança
O gerente tem uma visão a curto prazo, o líder tem uma visão a longo prazo.
O gerente pergunta como e quando; o líder pergunta o que e por quê.
O gerente fica de olho nos resultados fuananceiro; o líder fica de olho no horizonte.
O gerente imita; o líder cria.
O gerente aceita status quo; o líder desafia.
O gerente é clássico bom soldado; o líder é ele próprio.
O gerente faz a coisa de forma certa; o líder faz a coisa certa".
(Joan Goldsmith e Warren Bennis. Autores  de A formaççao do Líder).

Qual o segredo do sucesso dos melhores lideres? Parece haver cinco constantes quando se axamina por que alguns são bem-sucedidos:

Eles sabem aonde querem ir. Os melhores lideres são extremamente claros sobre como deverá ser o futuro de sua organização. Eles também possuem um roteiro definitivo para levar sua instituição à posição desejada.
Eles sabem quem irá ajudá-los a chegar lá. Eles são muito cuidadosos ao contratar e ao promover alguém.
Eles se certificam de que essas pessoas entendam. E tenham aderido a - essa visão.
Eles se certificam de que essas pessoas disponham das ferramentas. Treinamento e tecnologia - para alcançar essa visão.
Eles fornecem feedback constante. Orientando quando é preciso e mudando o pessoal conforme necessário.
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GESTÃO - ENVOLVIMENTO COM OS LIDERADOS.

"Criar um relacionamento com sua equipe é vital"

Para queleles que precisam de ajuda para desenvolver relacionamentos com os liderados. Sete perguntas que podem ajudar a fortalecer a relação. Pergunte aos seus liderados?

Como você gosta de ser chamado?
O que deixa você empolgado? Hobbies ou interesses de que você gosta muito?
O que aumenta o seu nível de emoções positivas ou "enche o seu bolde"?
De quem você mais gosta de receber reconhecimento ou elogios?
Qual o tipo de reconhecimento ou elogio que você prefere? Você gosta de reconhecimentos publicos, privados, verbais ou de algum outro tipo?
Que forma de reconhecimento mais o motiva?
Qual foi o maior reconhecimento que você já recebeu?
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EQUIPE E PARCEIROS

Lições dos esportes: Não dá para falsificar.

Dean Smith, técnico de basquete, não se considera um expert em negócios. Mas seu desempenho e sua inclusão no Hall da Fama fizeram com que adquirisse o status de alguém que sabe liderar uma EQUIPE.

O que é preciso para liderar com sucesso? Smith tem uma fórmula simples e objetiva. Concentre-se nos fatores que estão sob seu controle e depois garanta que seu pessoal:

Jogue com afinco. Você precisa exigir um esforço sistemático.
Jogue em conjunto. Certifique-se de que todos estão concentrados nas metas da equipe.
Jogue de forma inteligente. Execute.

Em outras palavras, se você se concentrar no processo - no desempenho da equipe, os resultados virão naturalmente.
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COMO EXECUTAR

"Executar é colocar o que foi planejado em ação"

Só porque você tem pessoas para fazer algo, não significa que será feito.

Laurence Haughton, nas suas produções escritas ele criou um esquema para tornar a execução mais simples, baseado nas experiências de dezenas de oranizações de sucesso. Haughton apresenta quatro atitudes distintas que são necesárias para uma execução eficiente:

Seja claro sobre o que você pretende realizar. Muitos lideres são vagos e confusos porque não dedicam tempo suficiente para explicar o que precisa ser feito ou não verificam se o que estão dizendo é o que seus liderados estão ouvindo. Se as coisas começam a desandar, não suponha imediatamente que a estratégia estava errada. Verifique se todos entenderam o que deveria ser feito.
Escolha pessoas compatíveis com as tarefas. O serviço requer pessoas capazes de resolver problemas ou que simplesmente seguem o regulamento? Elas precisam agir por conta própria ou sob supervisão constante? Haverá muitos desafios ou a tarefa é simples? Faça essas perguntas logo no início e escale a equipe de acordo com as respostas. A atitude de uma pessoa (sua motivação para fazer o que deve ser feito) é tão importante quanto sua experiência.
Obtenha a adesão dos liderados. A menos que os liderados compreendam a importância da tarefa e queiram realizá-la, poucas são as chances de que ela seja cumprida. Para superar a resistência, as novas idéias precisam ser lançadas com entusiásmo, que sejam acompanhadas de perto para não perderem o impulso, e que os colaboradores que mostrarem melhor empenho sejam reconhecidos. (Isso envia a mensagem de que o líder está de olho).
Matenha a equipe motivada. Mesmo o membro mais entisiasmado da equipe pode desanimar quando as coisas levam mais tempo do que o esperado ou quando se depara com os obstáculos. Para garantir que  as pessoas se mantenham envolvidas, certifique-se de que "compraram" a idéia. Para isso você compartilha informações, delega poder até o nível hierárquico mais baixo possivel e encoraja os membros da equipe a contribuirem com novas idéias.
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CONHECIMENTO

Traduzir experiência em conhecimento.
"A tradução da experiência em conhecimento pode parecer algo que aontece automaticamente, mas isso não é verdade. Há uma velha piada sobre um professor que, em vez de ter 20 anos de experiêcnia no magistério, teve a mesma experiêcnia 20 vezes. Todos nós conhecemos algumas pessoas assim. Na verdade, é preciso certa dose de intenção para criar conhecimento com base na experiência". Nacy M. Dixon. Autora.

O conhecimento é um recurso infinito.
"Chamado capital intelectual, propriedade intelectual, ativos de conhecimento ou inteligência dos negócios, o conhecimento corporativo agora é visto como a ultima e unica fonte sustentada e inexplorada de vantagem competitiva nos negócios. Ao contrário de outras formas de capital - terra, equipamentos, mão de obra e dinheiro - o conhecimento é teoricamnete infinito. Sempre existe uma idéia nova à espera de ser descoberta: novas maneiras de fazer coisas, estratégias novas, produtos novos, mercados novos". Mark W McElroy. Autor.

Gestão do Conhecimento.
"O conhecimento é uma mistura de experiêcnias, valores, informações e insights que fornecem um modelo para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele se origina e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele muitas vezes é incorporado não apenas aos documentos, mas também às rotinas, aos processos, às práticas e às normas da instituição". Thomas H. Davenport. Autor
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ADMINISTRANDO CRISES

Não importa o que você faça, provavelmente em algum momento algum conflito ocorrerá em sua organização.

Ian I. Mitroff, professor. Oferece estas lições para se sobreviver a uma crise:

Mantenha a atitude correta. As crises cobram preço emocional tremendo. Como resultado, exigem capacidades emocionais extrsordinárias.
Pense. Você não precisa simplesmente pensar rápido para solucionar o problema, você terá que pensar de forma criativa. Você está tentando tornar sua organização mais forte do que nunca, não apenas restaurar o ststus quo. Isso significa melhorar sua organização aproveitando o que já funciona.
Mantenha as habilidades sociais e políticas corretas. Você precisará de adesão de todos os liderados às mudanças.
Tenha as habilidades técnicas certas. Sim, você precisa gerenciar bem, mas também precisa saber o que deve ser feito para restaurar a confiança e o moral de seus liderados.
Saiba manter. Ao ajudar a connstruir uma organização nova e mais forte, não ignore o que veio antes. Construa com base no que funcionou no passado.
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PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

Imagine como será a organização de sucesso no futuro. Isso pode ajudar a descobrir o que você deveria estar fazendo HOJE!

Esta foi a premissa de Frances Cairncross. Alistou as dez principais coisas que as organizações terão de fazer para obter sucesso dentro de alguns anos:

Gestão do Conhecimento. Uma organização é a soma do que seu pessoal entende e faz bem.
Gestão de decisões. Ter um bom julgamento continuará uma habilidade-chave.
Concentre-se nos clientes.
Gestão de talentos.
Gestão da colaboração.
Construir a estrutura certa. Com o declínio dos custos do processamento das informações, oportunidades novas se abrem para redefinir o formato corporativo.
Gestão das comunicações.
Fixar padrões. Paradoxalmente, as tecnologias da internet, as ferramentas de liberdade e a descentralização exigem disciplina, protocolos e processos padronizados.
Incentivar a abertura.
Desenvolver lideranaça. Sem a estrutura organizacional, cultural e pessoal correta, uma organização não se beneficiará plenamente.

Fonte: Adapte-se ou Morra - Fast Company

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LIÇÕES RÁPIDAS PARA SUA LIDERANÇA I

COMO MUDAR

As iniciativas de mudança sofrem resistências em muitas ocasiões. Entretanto, o caminho a trilhar para mudar uma organização é sempre o mesmo:

1. Forme uma equipe
2. Tenha uma visão clara
3. Comunique-se para conseguir apoio
4. Delegue ação
5. Crie metas a curto prazo
6. Não desista diante dos obstáculos
7. Faça com que as mudanças perdurem

Esses passos fazem a mudança parecer mais fácil. John P. Hotter, ensina três estratégias para tornar o processo menos complicados:

Veja - Identifique um problema, ou a solução de um problema, e depois ajude as pessoas visualizarem-no, de forma a inspirar a ação positiva.
Sinta - A visualização detalhada ajuda a reduzir as emoções negativas que bloqueiam a mudança.
Encoraje - Após algum tempo, a iniciativa de mudança começa a ganhar impulso. Faça todo o possível para mantê-la em movimento.
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PERSUASÃO

Uma parte fundamental de seu trabalho como líder  envolve mudar a mente das pessoas, algo inacreditavelmente difícil de fazer.

Howard Gardner, em como as pessoas aprendem e lidam com a mudança oferece cinco idéias para ajudá-lo a interagir com seus colaboradores de forma que a transformação flua naturalmente:

Conecte-se com sua equipe - A comunicação é uma união entre credibilidade e confiança. Você não pode obrigar seus colaboradores a gostarem de você, mas pode - e deve - fazer todo o possível para se tornar digno de confiança deles.
Use a lógica - Conectar-se com a equipe é importante, mas você precisa defender bem o seu argumento. Exponha-o passo a passo sendo o mais claro possível.
Saiba o que você está enfrentando - É essencial para qualquer estar ciente das resistências.
Ofereça recompensas - com cautela - Recompense as pessoas que ajudam a promover a mudança que você deseja. Mas fique atento à falsa lealdade. Recompensas poucas vezes mudam a mente de forma definitiva.
Comunique-se abertamente e com freqüência - Divulgue sua mensagem de várias maneiras e em diferentes ocasiões. Quanto mais detalhes você der; maiores as chances de ser entendido.
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COMO SE COMUNICAR

"Quem não consegue se comunicar não consegue liderar"

Michael Sheehan, consultor em comunicação. Ensina como transmitir mensagens. Conheça oito coisas que o líder deve tem em mente:

Conheça seu objetivo, conheça seu publico. Este é o ponto mais importante. Antes de começar a formular sua mensagem, você precisa saber o que está tentando alcançar. Que efeito deseja exercer sobre o publico?
Três tópicos... É tudo o que alguém conseguirá lembrar; quatro, no máximo. Que questões você quer que as pessoas assimilem?
Seja animado. Você provavelmente é mais desanimado do que imagina. O segredo do tom de voz certo está na ênfase que você dá à sua comunicação.
Torne a primeira impressão marcante. Ela influencia todo o resto.
Não seja mecânico. Você tem uma mensagem a transmitir, mas não quer parecer um robô. Deseja soar espontâneo e empolgado, ainda que esteja repetindo a mesma coisa pela vigésima vez. Então não aja mecanicamente.
Use frase de impacto. Frases memoráveis ajudam a clarear as coisas.
Provoque o uau! Você precisa fazer as pessoas exclamarem: "Uau! Que interessante!"
Diga a verdade.
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DE ONDE VÊM AS IDÉIAS

Não sabe de onde virá sua próxima grande idéia?

Evan I. Schwartz, diz que a busca pode ser mais simples você imagina. Ele afirma que idéias novas surgem a partir destas quatro características:

O aperfeiçoamento de idéias já concebida. Você aprimora os conceitos existente.
O reconhecimento de um desejo latente. As pessoas não sabiam que precisavam de um Walkman até a Sony inventá-lo.
Algo pelo qual o mundo vem clamando. Pense na lampada, nos aviões e agora nos celulares.
Resultado de um golpe ousado. Foi o caso do formno de micro-ondas, do laser e do Post-it.

As simples compreensão de como ocorrem as descobertas revolucionárias poderá acelerar o processo criativo.
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PROCURE VENDER MAIS PARA O SEU CLIENTE

(Uma visão do mundo empresarial que pode ser adaptada em qualquer instituição onde você exerce sua liderança)

A inclinação natural costuma ser aumentar o orçamento de marketing a fim de atrair novos clientes. Isso faz sentido. Quanto mais dinheiro você gasta em propaganda, mais clientes tende a atrair. E quanto mais clientes, maior sua receita.

No entanto, por mais lógica que essa caça ao cliente pareça, ela pode significar um erro dispendioso.

Existem muito mais negócios que você poderia estar fazendo com seus clientes atuais - e por custo bem menor do que teria de buscar novos mercados.

Moral da história: Antes de sair correndo atrás de novos clientes, tente transformar compradores ocasionais em clientes fiéis. Por quê? Porque cinco coisas boas vão acontecer:

É mais fácil vender para um cliente conhecido do que para um novo. Afinal, você já forjou um relacionamento com ele. além disso não precisa gastar dinheiro para descobrir para quem deseja vender. O resultado: suas despesas com propagando diminuem.
Você não precisa gastar tanto em publicidade para atingi-los; vocês já têm um relacionamento. Eles prestarão mais atenção às suas ações de marketing, pois já conhecem seus produtos.
Se o cliente está comprando de você, não está comprando da concorrência. Ao transformar compradores ocasionais em clientes fiéis, você sai ganhando, enquanto a concorrência sai perdendo.
Clientes habituais são (um pouco) menos sensíveis aos preços. Eles estão dispostos a pagar um valor ligeiramente maior para fazer negócios com você, vale a pena gastar um pouco mais para não precisar pesquisar outro fornecedor que poderá ou não atender sus necessidades tão bem quanto você.

Nota do autor do blog - Fortaleça os atuais membros da sua organização, atenda as suas expectativas e eles mesmos irão fazer a propaganda da organização, e atrair novos membros.
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COMO TOMAR DECISÕES

Você tem absoluta certeza de que conhece a melhor maneira de tomar uma decisão?

J. Edward Russo, autor de Decisões Vencedoras, pode te ajudar com as sugestões abaixo. Elas decompõem o processo de tomada de decisão em quatro passos:

Enquadramento, ou seja, decidir o que você irá decidir - e não decidir.
Coletar informações reais, não apenas aquelas que irão dar suporte a predisposição já estabelecidas.
Chegar a conclusões, que significa agir com base nas inofrmações coletadas.
Aprender com a experiência, porque a única coisa pior do que não saber como tomar decisão é ter que tomar a mesma decisão repetidamente.

Fonte: Adapte-se ou Morra - Fast Company