Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

terça-feira, 22 de março de 2011

UM COMPROMISSO DIÁRIO DO LÍDER CRISTÃO

O que não falta na vida do líder são compromissos. Não há como ser líder sem assumir compromissos, que podem ser vastíssimos: planejar, reunir, conversar, pensar, escrever, contar, rever, avaliar, liderar. A vida de um líder é feita de verbos ativos. Não há como fugir disso. A questão é se esses compromissos estão alinhados com as reais necessidades do líder e se de fato contribuem para uma maior eficácia no trabalho de liderar.
Dentre os variados compromissos que exigem a nossa atenção existem alguns que são vitais, questão de vida ou morte para o líder e para os seus liderados. Se forem negligenciados estes compromissos, isso causará mais cedo ou mais tarde a derrota do líder e prejuízos incalculáveis ao seu trabalho. Nesta reflexão quero destacar apenas um desses compromissos vitais e que deve ser um compromisso diário na vida de todo líder que deseja manter-se em forma para ministrar na liderança.

Em Lucas 5.15-16 está escrito:  “Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” Aqui vemos Jesus vivendo um momento de grande visibilidade ministerial, sua fama corria toda a região, seus feitos eram propagados em todo os cantos. Certamente, como é de costume, muita coisa deve ter sido aumentada sobre os atos de Jesus, gerando ainda mais curiosidade e fama em sua direção. Ele não buscava estas coisas, mas elas aconteceram naturalmente na medida em que os seus feitos iam se sucedendo pela Palestina.

Em meio a toda aquela agitação típica do trabalho de um líder, vemos Jesus com uma agenda apertadíssima, cheia de compromissos nas mais variadas direções. Mas mesmo sabendo que havia um tempo determinado para cumprir a sua missão primordial, diante de um quadro em que seria tão fácil sucumbir à tirania da urgência e do ativismo, Jesus encontrava tempo para algo que nós também precisamos aprender com ele. Em meio as agitação da vida e do ministério Jesus buscava a solidão de um encontro em oração com o Pai, como um compromisso diário para a vida.

Como líderes que seguem a Jesus como o mestre por excelência, somos lembrados aqui que:

Precisamos de renovo diário na presença do Senhor. Nossas forças precisam ser renovadas. Há muita gente dependendo de nós, temos de ser canais e não fonte. O canal deixa passar a água que vem da fonte e a fonte é o Senhor. Jesus um dia disse que nós somos como os galhos que ligados ao tronco recebem a seiva renovadora que vem de Deus. Sem esta renovação não há vida e nem frutos. O líder tem de ser frutífero, seu trabalho tem de abençoar e isso só é possível de verdade quando somos renovados diariamente pelo Senhor.

Precisamos nos aquietar aos pés do Senhor para ouvir a sua voz. Na quietude da presença do Senhor iremos ouvir a sua voz, receber direção e respostas. Quantas vezes nos vemos em situações em que não sabemos qual é o melhor caminho a seguir! Quem nunca passou por isso? Ou ainda por momentos em que somos confrontados duramente com as nossas limitações como pecadores, salvos pela graça, que têm de liderar outros pecadores salvos pela graça. Ao nos aquietar aos pés do Senhor ouviremos sua voz e receberemos direção segura para a vida.

Precisamos lançar nossos fardos abertamente diante do Senhor. Líder também chora, sente, se abate, sofre, tem dúvidas, precisa de socorro. Diante do Senhor, podemos derramar todo o nosso coração, revelando as realidades mais inquietantes que existem dentro de nós e que podem se tornar barreiras enormes à nossa caminhada como líderes. Na presença de Jesus podemos deixar estes fardos e continuar a vida sem eles. Aos pés do Senhor, tornamo-nos maiores.

Precisamos caminhar bem perto do Senhor para levarmos outros na mesma direção.
Quanto mais próximos andarmos do Senhor, mais fácil será inspirar outros a caminharem na mesma direção. Queremos que os nossos liderados estejam sintonizados com os nossos sonhos, metas e visão, daí não é difícil lembrarmos o valor de estarmos cada vez mais próximos do Senhor, pois só assim receberemos mais e mais do seu caráter e inspiração. Quando contemplamos a face do Senhor, levamos luz a outros, nossa vida ganha cor, sentido e propósito. Deixamos de apenas coordenar e passamos a inspirar; deixamos de apenas discursar e passamos a ministrar de fato; deixamos apenas de planejar e passamos a sonhar sonhos abençoadores e abençoados. Passaremos a enfrentar os desafios da jornada com outra atitude porque viveremos na perspectiva da proximidade daquele que pode todas as coisas. Sua presença nos dá segurança, consolo e poder. Como líderes, não podemos ignorar este exemplo de nosso líder maior. Temos de priorizar este compromisso, sob pena de vermos todo o resto de nossas vidas prejudicado .
Dê um jeito! Desmarque outros compromissos, reveja a sua agenda, repense seu ritmo. Além de ter estar atento a outros compromissos vitais como com sua família e com seu descanso, priorize seu tempo diário com o Senhor. Aprenda com Jesus, que não teve nenhum constrangimento em deixar claro diante de seus seguidores este compromisso pessoal com o Pai.

Lembre-se: sem um tempo diário na presença do Senhor, perderemos a eficácia necessária para fazermos diferença diante dos homens.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com
URL: http://www.institutojetro.com/Artigos/reflexao/um_compromisso_diario_para_o_lider.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Um compromisso diário para o líder
Autor: Ednilson Correia de Abreu
Publicado em 19.06.2007

quinta-feira, 3 de março de 2011

LIDERE COMO JESUS


“Sempre que alguém pede para fazer alguma mudança em nossa vida, essa pessoa – seja ela nosso líder, cônjuge, pai ou mãe, irmão ou irmã, colega ou amigo – geralmente começa tentando nos convencer dos benefícios que a mudança trará”.

Porque liderar como Jesus?

Liderar como Jesus significa: fazer de coração a tarefa confiada, ter paixão. Fazer com entendimento, ou seja ter discernimento para executar a liderança que se espera, uma questão que está na cabeça. A prática precisa traduzir habilidades e capacidade do líder, é saber usar as mãos. Ter o hábito de buscar mais conhecimento para promover o crescimento da sua equipe, é ser perseverante.

Jesus mostrou sua paixão pela missão que desempenhou “Buscar e Salvar os perdidos”.

Jesus entendia muito bem todos os caminhos da sua liderança e agiu com discernimento.

Jesus fazia com muita habilidade a tarefa da sua liderança, ensinou buscando estar conectado com as necessidades das pessoas.

Jesus buscava orientação no “PAI” e repassava para os seus liderados “Discípulos” para promover o crescimento e fortalecimento da sua equipe.

Jesus perseverou até consumar a missão que lhe foi confiada “Morrer na Cruz para salvação de todo aquele que nele crer”.

Para encorajar as pessoas que estavam na Escola de Jesus, aqueles que seriam os futuros líderes da Igreja de Jesus. Ele deixou alguns ensinos que precisam ser considerados.

“Se Deus é por nós, quem será contra nós” Romanos 8:31

“As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus” Lucas 18:27

“Eu sou a videira verdadeira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muitos frutos; porque sem mim nada podeis fazer” João 15:5

O Apostolo Paulo crendo nas promessas do Líder Jesus, afirmou: “Tudo posso naquele que me fortalece” Filipenses 4:13.

Quais são os benefícios para liderar como Jesus?

Jesus ensinou e deu exemplo de liderar como servidor.
Os lideres servidores buscam o reino primeiro.

"Buscai primeiro o Reino de Deus, e as demais coisas vos serão acrescentadas"

“Se você não procurar em primeiro lugar o Reino de Deus, você não procurará nunca” Soren Kirkegaard

Jesus liderou respeitando e cumprindo os mandamentos do Pai.
A liderança do servidor respeita Deus e seus mandamentos.

“Quais são as formas como você manifesta concretamente seu compromisso de procurar liderar como Jesus?”

Jesus demonstrou o seu amor pelas pessoas e dedicou-se inteiramente em atendê-las.
A liderança do servidor coloca em ação o amor de Jesus.

“Meus filhos, amai-vos uns aos outros”

Jesus liderou promovendo o crescimento dos seus discípulos.
A liderança do servidor pode significar uma liderança melhor.

“As pessoas e as organizações se tornem eficazes quando princípios muito claros são estabelecidos”

Jesus liderou dando sentido à vida dos seus seguidores.
A liderança do servidor diminui o espaço entre sucesso e sentido de vida.

“O lideres que procuram conduzir seus liderados como Jesus expressam seus valores na maneira como tratam as pessoas da sua equipe e criam ambientes onde todos liderados encontram um sentido naquilo que fazem e na visão a que servem”

Para enfrentar os desafios para liderar como Jesus:

Lembre-se, não se trata de você! Não existe maior ou menor no Reino de Deus, precisam existir lideres que precisam estar dispostos a SERVIR as outras pessoas. (Leia Lucas 22:14, 24).

Viva a vida com confiança absoluta no Senhor.
Disse Jesus: “Estarei com vocês até o fim”

Viva uma vida integra. Integridade é ter coerência entre as palavras e as ações!
(Leia João 13:4-5).

Submeta a sua vida à vontade de Deus. Jesus deixou exemplo de cumprimento e obediência da vontade de Deus.

“Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, também vós o façais” (leia João 13:12-17).

“Se compreenderdes isso e o praticardes, felizes sereis” (João 13:17)

Você pode sim liderar como Jesus! Comece a sua jornada, esteja pronto para ouvir a Deus, e ter consciência da sua MISSÃO. Seguir os exemplos de Jesus fará de você um líder melhor!

Resumo e adaptação do Capitulo 6, p. 169 a 188, do livro Lidere Como Jesus – Ken Blanchard, Phil Hodges, Sextante, 2007.