Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

FIQUE ATENTO ÀS PRIORIDADES E FAÇA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS

Às vezes pessoas dizem: TUDO O QUE TIVER PARA FAZER FAÇA AGORA!
Penso que o importante é fazer a opção para o estabelecimento de prioridades, mesmo que isso possa gerar mudanças na sua organização.

Você precisa priorizar suas tarefas com enfase em reusltados que deseja alcançar de acordo com o Alvo estaelecido no seu planejamento, levando em sonsideração: metas, prazos e tarefas.

É neste esforço que começam as diferenças do estabelecimento das prioridades, ao final de cada etapa, você avalia os resultados de todas as tarefas realizadas: Dê a si mesmo (líder) uma nota de desempenho (de 0 a 10). Ofereça à equipe oportunidade de dar nota avaliando o seu desempenho (também de 0 a 10). De acordo com o resultado você chega a conclusão se os resultados alcançados foram eficazes em relação às prioridades estabelecidas no planejamento.

A Seguir, descubra o que precisa fazer para alterar seu comortamento ou sua situação, a fim de efetuar mudanças em seus resultados. É se for necessário, redefina suas prioridades.

Os resultados das avaliações certamente irão oportunizar modificações na forma de comportamentos para estabelecer uma estratégia significativa para a administração do seu tempo.

Sugestões que ajudarão o exercício da avaliação:

Avalie os resultados de cada tarefa: Faça isso no final de cada tarefa. Atribua notas ao desempenho da sua equipe. Você pode estabelecer uma forma de avaliação durante a execução da tarefa através do método de observação e anotação; assim alguns acertos poderão ocorrer durante o processo e assim não comprometerá radicalmente os resultados almejados.

Analise as razões que levaram a resultados insatisfatórios: Por que você não mereceu uma nota 10? o que impediu de cumprir a tarefa completamente?

Identifique o que deve ser mudado: Os motivos foram pessoais ou comportamentais? As causas envolveram situações ou pessoas?  O que você deverá fazer para superar esses obstáculos?

"A abordagem por avaliações presume que você melhore seu desempenho revendo como conduziu o trabalho do dia e aplicando no dia seguinte o que aprendeu com seu próprio comportamento"

Adaptação: Pr. Ozéas Dias Gomes
Fonte: Livro Você S A - Marc Mancini. Sextante. 2007

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ADAPTE AS ESTRATÉGIAS ÀS SUAS NECESSIDADES

Uns dosmitos sobre a administração do tempo é: "Uma estratégia serve para todos".

Como todas as pessoas são diferentes, cada uma deve adotar o estilo de gerenciamento de tempo que seja mais adequado às suas próprias necessdades. Alguns princípios até se aplicam à maioria de nós (como estabelecer prioridades,palnejar com antecedência, delegar responsabilidades), mas outros precisam ser adaptados,levando em consideração as demandas individuais.

Se você prefere completar um projeto antes de passar para o seguinte, significa que trabalha de forma linear. Mas você pode ter uma abordagem holística, realizando várias tarefas aomesmo tempo, alternadamente. Ou você pode funcionar como um velocista: jogar toda energia num primeiro momento e depois se reabastecer com períodos de descanso ou de baixa atividade. Ou talvez produza como se estivesse numa maratona: usa um ritmo mais lento, porém firme e constante.

Qualquer que seja o seu estilo, deve adaptar as técnicas às suas características psicológicas e fisiológicas pessoais. Nem sempre será possível fazer isso, mas é importante que você reconheça e aceite sua individualidade sempre que se dispuser a aplicar princípios de administração do tempo.

O segredo é se ajustar a outras culturas e estilos e ajudar os outros a se adaptarem àmaneira como você trabalha. Se você acreditar que pode gerenciar seu próprio tempo, ficará livre para encontrar alegria emuma vida bem organizada e para superar as barreiras que impedem de cuidar melhor da rotina. Experimente as três sugestões abaixo:

Seja sensível às diferenças individuais: Cada um de nós tem umjeito próprio de utilizar o tempo. Mas muitoas vezes podemos aprender com as outras pessoas as técnicas que elas usam para organizar seu trabalho e sua vida.

Pense regionalmente: Os conceitos e expectativas sobre o tempo variam de região, algumas vezes até de cidade para cidade. Fique atento a isso.

Pense em termos mundiais: O mundo pode ter se tornado um 'aldeia global', mas ainda existem diferenças culturais abundantes. A utilização do tempo está profundamente inserida na realidade local. (...) Se alguma pessoa do seu convivio é estrangeiro, você deve mostrar-se sensível a quaisquer diferenças ligada à sua oringem. Você também pode ajud-a-lo a se adaptar a seu novo ambiente.

"Infelizmente, a maior parte dos livros e métodos de administração do tempo presume que umúnico estilopode servir para todos. A experiência ensina que essa suposição está muito longe da verdade"

Fonte: Livro Você S A. Como Administrar Seu Tempo. Marc Mancini. Sextante. 2007.