Recado para o visitante

Ola Visitante
Deixe o seu recado na caixa de comentário.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

HÁBITOS DE UM LÍDER SERVIDOR

Para os líderes que buscam seguir o exemplo de JESUS. Como diz Rick Warren em seu livro: a Vida Impulsionada pelo Objetivo. “O Caráter de Jesus é, na essência, o resultado da soma de seus hábitos”. Se quisermos desenvolver um caráter como o de JESUS, precisamos observar cuidadosamente os seus hábitos.

Os hábitos, identificados na história do maior LÍDER SERVIDOR de todos os tempos – JESUS:
  • Reclusão
  • Oração
  • Utilização da Sagrada Escritura
  • Aceitação e retribuição do amor de Deus.
  • Envolvimento em relacionamentos.
Esses hábitos faziam parte da natureza de Jesus e estavam presentes em seus atos diários e na sua liderança. Mas, para a maioria de nós, é preciso um esforço contínuo para desenvolver essas práticas até que se tornem hábitos.

RECLUSÃO significa estar completamente sozinho com Deus, longe de qualquer contato humano durante extensos períodos de tempo. Assemelha-se a abandonar sua tumultuada vida de listas de tarefas e de relacionamentos exaustivos para respirar algum ar puro.

 Reclusão significa fazer silêncio para ouvir a voz de Deus em seu interior”.

A reclusão pode ser um elemento estratégico da sua liderança, como foi com Jesus. Considere o seguinte:
  • Durante a preparação para sua vida pública, Jesus passou quarenta dias sozinho no deserto. (Mateus 4:1-11).
  • Antes de escolher seus doze discípulos, Jesus passou uma noite inteira sozinho na montanha. (Lucas 6:12-13)
  • Quando recebeu a notícia da morte de João Batista, Jesus foi de barco para um lugar deserto. (Mateus 14:13)
  • Depois de milagrosamente alimentar cinco mil pessoas, Jesus retirou-se sozinho para montanha (Mateus 14:23).
Jesus escolheu ficar só quando se preparava para liderar, antes de tomar decisões importantes, ao enfrentar más notícias e lidar com o elogio e com o reconhecimento. Dessa forma, mostrou-nos o valor da reclusão como fator de reforço do sentido espiritual necessário par encontrar o verdadeiro caminho e conhecer a vontade de Deus.

A ORAÇÃO é um ato essencial de vontade que revela nossa intenção de viver e liderar como Jesus. Buscar a vontade de Deus através da oração, esperar uma resposta com fé, agir de acordo com essa resposta e estar em paz com o resultado requer um grau de maturidade espiritual que nos tornará capazes de liderar como Jesus. Exemplos de Jesus:

Orou antes de escolher os doze discípulos.
Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes...” (Lucas 6:12-13)

Oração de Jesus no Getsêmani.
“Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo". Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres". (Mateus 26:36-39)

Para liderar como Jesus, ore sempre. A oração é o nosso instrumento mais poderoso, mais acessível e mais útil na resposta aos desafios temporais dos bons e maus momentos. É por que o hábito de orar é importante.

UTILIZAÇÃO da Sagrada Escritura. Através das Palavras da Escritura, Deus o convida a vivenciar novas e estimulantes dimensões de seu amor diariamente. A Bíblia deve ser estudada, é o intrumento de sabedoria para ser incorporada às praticas de uma  Liderança Servidora.

Cinco maneiras práticas para cultivar o hábito do Estudo das Escrituras:
  • Ouvir
  • Ler
  • Estudar
  • Decorar
  • Meditar
Ouvir é a maneira mais simples de receber os ensinamentos da Palavra de Deus.

“Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 4:23)
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a prgação, pela palavra de Deus” (Romanos 10:17)

Ler é a maneira mais prática de aprender a Palavra de Deus.

“Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” Apocalipse 1:3

Estudar é a garantia de aprofundar-se no conhecimento da Palavra de Deus.

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”. (Atos 17:11

Decorar possibilita fixar a Palavra no coração e na mente.

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. (Salmos 119:9-11)

Meditar habilita o líder viver e praticar a Palavra de Deus.

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmos 1:2, 3)

ACEITAR e retirbuir o Amor de Deus, é depositar toda a confiança no amor irrestrito e nas promessas de relacionamento com Deus que podemos ter a certeza de encontrar um infinito suprimento do que precisamos para viver e liderar como Jesus vivia e liderava.

Para reforçar essa consciência leia as seguintes promessas de Deus e aplica-a à sua pratica de Liderança Servidora.

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8:38, 39).

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30).

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

Ter certeza do amor pessoal, imutável e ilimitado de Deus por você tem efeitos tão grande, que vai impactá-lo para efetiva Liderança Servidora.

ENVOLVIMENTO em relacionamentos, dá alento ao líder, diante das tarefas por vezes solitária, com uma grande qunatidade de interações humanas exaustivas e pouca intimidade reconfortante. É preciso construir relacionamentos. Ter pessoas em quem confiar e com quem se possa “abrir o coração”.

Jesus ensinou sobre a alegria de viver em unidade e no companheirismo com o Pai, Jesus enfatizou a importância da comunhão de espirito entre as pessoas que vivem em comunidade.

"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”. (João 15:9; 12-15)

Para crescer na cominha da Liderança Servidora o líder precisa de relacionamentos sólidos construídos com base no amor cristão. Amigos que o apoiem, em quem você confia, capazes de lhe dizer a verdade para o seu beneficio, são da mais extrema importancia.

“E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia’. (Hebreus 10:24, 25)

A Prática dos Hábitos Produz Paz

Pode parecer estranho falar de paz quando se trata de um LÍDER. No entanto, Jesus a demonstrou durante o seu ministério (Na sua LIDERANÇA SERVIDORA), principalmente quando tudo que o cercava parecia estar em conflito. As pessoas sentem quando um líder está no controle de si mesmo e age movido pela fé.

Adaptação e Resumo do Caítulo cinco “Os hábitos de um líder servidor” do Livro Lidere como Jesus.  Páginas – 137 a 167. Autores: Ken Blanchard e Phil Hodges.

Leia o Artigo "Lidere como Jesus'

terça-feira, 12 de julho de 2011

CRIANDO LÍDERES NA ERA DO APRENDIZADO CONTÍNUO

Gestão de Mudanças

O perfil do líder neste tempo de mudanças rápidas é o de um aprendiz. Alguém com a humildade, a curiosidade e a fantasia de uma criança, que seja capaz de reconhecer suas limitações e não se intimidar diante do desconhecido.

Vivemos na era da perplexidade, quando o conhecimento de meia hora antes já foi feito obsoleto por algo novo. Trabalhar em uma realidade assim é um desafio para qualquer gestor. Embora a sabedoria conquistada por anos de experiência continue tendo seu lugar, a cada dia vemos mais jovens e crianças inovando no ambiente de trabalho. Chegou a hora de aprender com as crianças e na velocidade que elas aprendem.

Hoje o cliente exerce um poder e influência sobre a organização como nunca aconteceu no passado. Enquanto isso, as organizações começam a descobrir que sua capacidade de sucesso está diretamente relacionada ao capital intelectual que possuem: as pessoas e o que elas sabem.

É pelo seu conhecimento e trabalho que o colaborador dá à empresa aquilo que também a caracteriza: resultados, cultura de trabalho e prestígio da marca. APRENDER SEMPRE é característica essencial ao profissional desta nova economia.

Depois das eras da comunicação, informação e conhecimento entram na era do aprendizado continuado. O GESTOR precisa estar motivado para buscar aprendizado continuo, como forma de garantir o sucesso de sua gestão e efetivo resultados nas atividades da organização.
Adaptação - Fonte: http://www.mariopersona.com.br/aprendiz.html